O musical “Francisco, o Pobre de Deus”, encenado por 47 crianças e adolescentes do Coral Canto de Luz e do Teatro Luz, da  comunidade de Oiticicas, de Viçosa do Ceará, será uma das atrações do Encontro de Arte Espírita 2015, a ser promovido pelo Centro Espírita Irmão Leite (CEIL) em parceria com o Hospital Nosso Lar, no dia 25 de julho das 17h às 20h30. As atividades ocorrerão na área de lazer do Hospital (Av. Carapinima, 2380, Benfica, próximo à Av. 13 de Maio). O tema do Encontro será  “Esperanças e Consolações: uma homenagem aos 150 anos do livro Céu e Inferno”. A entrada é aberta ao público em geral, independente de crença, e gratuita.


Pelo 12º ano, o Encontro é realizado com o propósito de divulgar o Espiritismo através da arte, levando mensagens em sintonia com a Cultura de Paz. Sob direção artística de Aristides Barros, a programação vai oferecer teatro, música e poesias. No palco estarão, além das crianças e adolescentes do musical “Francisco o Pobre de Deus”, os jovens do Grupo JEAC Musical, o Grupo JEAC Teatral,  e o Teatro de Bonecos Riso de Deus, com a peça inédita  “Judas, o grande engano”. As diversas manifestações artísticas são, de acordo com Aparecida Cândido, presidente do CEIL, “para os corações sedentos de uma harmoniosa arte que lhes proporcionem paz, esperança e os façam lembrar Jesus”.


Como nos anos anteriores, as crianças terão um espaço especialmente dedicado a elas, o Pontinho de Luz, onde uma equipe de voluntários do CEIL, com experiência em evangelização infantil, coordenará atividades lúdicas e educativas. Também haverá feira de livros espíritas novos e usados, bazar de artigos bordados e pintados, e cantina.


ATRAÇÕES


Aparecida Cândido informa que o Grupo JEAC – Juventude Espírita Amor e Caridade é resultado do projeto de educação espírita infanto-juvenil do CEIL. “Além do ensinamento moral e doutrinário eles desenvolvem suas habilidades artísticas através da música, teatro e artes audiovisuais”, diz.


O Teatro de Bonecos Riso de Deus, dirigido por Aristides Barros, já é bem conhecido por suas apresentações na Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, promovida pela Associação Estação da Luz. A peça “Judas, o grande engano”, escrita por Aristides, vai levar ao público alguns questionamentos: Será que Judas traiu realmente Jesus? Ou será que ele se enganou? Ou será que Judas foi enganado?


O Coral Canto de Luz e o Teatro Luz de Oiticicas               são formados por crianças e adolescentes da Escola Allan Kardec, projeto social e educativo do Centro Espírita O Pobre de Deus, localizado na Vila Oiticicas, distrito de Viçosa do Ceará. O trabalho da instituição é feito por uma grande equipe multidisciplinar – professores, músicos, cozinheiros e outros profissionais – sob a coordenação de Everaldo Mapurunga e Luzia de Brito Carneiro.


O musical “Francisco, o Pobre de Deus” conta a história de Francisco de Assis, detendo-se em trechos marcantes de sua vida. A direção também é de Aristides Barros. “Serão 13 musicas intercaladas com cenas da vida de Francisco”, informa o diretor.


O Coral terá o acompanhamento de flautas doce e transversal, violão, violino e cajon, num trabalho instrumental criado com o objetivo de “educar em valores cristãos, para uma vida feliz e útil à comunidade”, diz Aparecida. Eles recebem orientação pedagógica da equipe da Escola Allan Kardec.


Já o Teatro Luz, desde o início da Escola, vem sendo praticado de uma forma muito amadora, inicialmente sobre os poemas narrativos de Maria Dolores, contos de Neio Lucius, Meimei e casos narrados por Chico Xavier. Há mais de uma década, a peça “As mesas girantes”, sobre o início do Espiritismo na França, elaborada e encenada pelas crianças. Recentemente, o grupo recebeu reforço do Teatro de Bonecos Riso de Deus.


SAIBA MAIS SOBRE A OBRA CÉU E INFERNO


“Céu e Inferno é uma das cinco obras básicas que compõem a Codificação do Espiritismo. Seu principal escopo é explicar a Justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no Mundo Espiritual, como conseqüência de seus próprios atos.


“Divide-se em duas partes: A primeira estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte. Mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente.  Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta, também, a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas.


“A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre. Livros da Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, 1857; O Livro dos Médiuns, 1861; O Evangelho segundo o Espiritismo, 1864; O Céu e o Inferno, 1865; A Gênese, 1868.” (Fonte: Federação Espírita Brasileira-FEB).


Mais informações: Aparecida Cândido, presidente do Centro Espírita Irmão Leite – (fone: 85 9.8886 1558 e 9.9846 0150) / Aristides Barros, diretor artístico do Encontro de Arte Espírita – (fone: 85 9.8897 5946)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here