A cada dia cresce o número de pessoas que desejam realizar um trabalho voluntário. Estimativa do portal Voluntários (www.voluntarios.com.br) dá conta que, no Brasil, 14 milhões de jovens e 10 milhões de adultos têm vontade de atuar no setor do voluntariado, mas não sabem por onde começar. Em Fortaleza, o Centro de Valorização da Vida (CVV) abre a oportunidade para quem sabe ouvir, tem espírito solidário, está com mais 18 anos e pode doar quatro horas por semana. O serviço? Pelo telefone 141, prestar apoio emocional a pessoas que se sintam sozinhas, angustiadas, deprimidas ou desejem apenas uma conversa amiga. O CVV presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todos que queiram e precisam conversar sob total sigilo.


O curso de seleção para novos voluntários acontecerá nos dias 15 e 16 de fevereiro 2014. No dia 15, sábado, as atividades serão de 13h às 18hs, e no dia 16, domingo, das 8h às 13h. Os encontros acontecerão no Colégio Juarez Távora (Rua Ministro Joaquim Bastos, 747 – Bairro de Fátima). O curso é gratuito e a inscrição será feita no local.


A voluntária Nilza Viana, responsável pela divulgação do CVV na capital cearense, explica que a metodologia desenvolvida pelo CVV – instituição criada há 50 anos no Brasil e há 27 anos no Ceará – promove uma escuta sem julgamentos, aconselhamentos e sem interferência. Mas a conversa é conduzida de modo que a pessoa que busca ajuda, ao falar das situações enfrentadas, “também se ouve” e pode enxergar saídas ou ver aquelas situações por outros ângulos.


Para realizar o trabalho de apoio emocional, os voluntários do CVV dão um plantão por semana e cumprem turnos de quatros horas. O serviço é oferecido 24 horas por dia pelo fone 141. Em outros postos do CVV pelo Brasil, especialmente no Sudeste, o serviço é prestado também pela internet por meio de chats e pelo VoiP.


Mais informações e inscrições: CVV  Fortaleza – (fone: 85 141  e 3257 1084) / E-mail: fortaleza@cvv.org.br / http://www.facebook.com/cvv141


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here