As ceias e sobremesas podem atrapalhar a alimentação saudável daqueles que precisam manter o controle para não desestabilizar o diabetes.



Foto: Reprodução / Internet


Luzes piscando na cidade anunciam o fim de mais um ano. Confraternização, amigo secreto, troca de cartão e presentes são tradições nesse período.  No entanto, o cuidado com a alimentação durante as festas deve ser redobrado. As ceias e sobremesas podem atrapalhar a alimentação saudável daqueles que precisam manter o controle para não desestabilizar o diabetes.


O alerta é do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH). Segundo a nutricionista do CIDH, Marília Holanda, os diabéticos precisam reforçar os cuidados durante este período. “É preciso triplicar a atenção nesta época do ano para não deixar a doença sair do controle. O abuso alimentar pode acarretar complicações. Reverter os excessos pode ser complicado”, diz.

Moderação

Apesar de contribuírem pra saúde do coração, castanhas e nozes são muito calóricas e devem ser consumidas com moderação, reforça a nutricionista. Para o momento do brinde, o ideal é não consumir mais que duas taças de bebida alcoólica, que também tem alto valor calórico.


O setor de nutrição é um dos mais importantes e visitados pelos pacientes do CIDH. De janeiro até o dia 14 de dezembro deste ano, mais de 4.920 pacientes receberam orientações sobre os cuidados com a alimentação. “É preciso manter a rotina, o diabético não pode abandonar os hábitos saudáveis, mesmo nessa época do ano”, explica Marília.

 



Com informações da Secretaria da Saúde do Ceará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here