As ceias e sobremesas podem atrapalhar a alimentação saudável daqueles que precisam manter o controle para não desestabilizar o diabetes.
|
Luzes piscando na cidade anunciam o fim de mais um ano. Confraternização, amigo secreto, troca de cartão e presentes são tradições nesse período. No entanto, o cuidado com a alimentação durante as festas deve ser redobrado. As ceias e sobremesas podem atrapalhar a alimentação saudável daqueles que precisam manter o controle para não desestabilizar o diabetes.
O alerta é do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH). Segundo a nutricionista do CIDH, Marília Holanda, os diabéticos precisam reforçar os cuidados durante este período. “É preciso triplicar a atenção nesta época do ano para não deixar a doença sair do controle. O abuso alimentar pode acarretar complicações. Reverter os excessos pode ser complicado”, diz.
Moderação
Apesar de contribuírem pra saúde do coração, castanhas e nozes são muito calóricas e devem ser consumidas com moderação, reforça a nutricionista. Para o momento do brinde, o ideal é não consumir mais que duas taças de bebida alcoólica, que também tem alto valor calórico.
O setor de nutrição é um dos mais importantes e visitados pelos pacientes do CIDH. De janeiro até o dia 14 de dezembro deste ano, mais de 4.920 pacientes receberam orientações sobre os cuidados com a alimentação. “É preciso manter a rotina, o diabético não pode abandonar os hábitos saudáveis, mesmo nessa época do ano”, explica Marília.
Com informações da Secretaria da Saúde do Ceará