O Governo cearense anunciou investimento de cerca de R$ 22 milhões para o tratamento de pacientes com câncer no Estado. Uma das medidas anunciadas foi a assinatura de convênio que permitirá o repasse de R$ 10 milhões para o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), possibilitando a realização de 2.500 atendimentos, entre consultas, exames e tratamentos. Outros 12 milhões serão destinados a instituições que prestam serviços hospitalares a pacientes com câncer no Ceará.

Os recursos são oriundos da verba disponibilizada pelo Ministério da Saúde e por meio de emendas parlamentares para o atendimento de pacientes oncológicos no Estado. Conforme anunciou a secretaria estadual de Saúde, o  investimento permitirá ampliação do acesso a consultas, biópsias, quimioterapia, radioterapia, cirurgias, entre outros procedimentos para o tratamento do câncer. Levantamento feito pelo jornal Diário do Nordeste em maio deste ano mostrou que o Ceará tinha 10 mil pessoas à espera de procedimentos para tratamento oncológico na rede pública  – desde consultas a cirurgias.

A rede estadual conta com duas unidades que realizam cirurgias oncológicas de alta complexidade e tratamento quimioterápico em Fortaleza. São elas: Hospital Geral de Fortaleza, com serviço de Hematologia; e Hospital Infantil Albert Sabin, único serviço de oncologia pediátrica na rede pública do Ceará. Ainda na Capital, há o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), que realiza atendimento clínico, e a Santa Casa de Misericórdia.

Foto: José Leomar

Instituto do Câncer do Ceará (ICC)

O ICC é uma instituição privada e filantrópica, que realiza mais de 380 mil atendimentos por ano, com equipe médica especializada, equipes multiprofissionais, atendimento integral e visão centrada no paciente. Atualmente, a atenção oncológica é realizada principalmente pelo Hospital Haroldo Juaçaba, complexo hospitalar de referência em oncologia no país.

Com informações do Governo do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here