As milenares orquídeas estão cada vez mais próximas de todos que procuram conviver um pouco mais com a natureza e sua beleza. Sem distinção de classes sociais e locais geográficos, as plantas já se tornaram xodó de muitas pessoas pelo país, os chamados “orquidófilos”. Se você é um deles ou é apenas um curioso, gosta de plantas e gostaria de conhecer melhor o cultivo e adquirir a primeira espécie poderá usufruir de uma ampla programação no final de semana, entre os dias 27 e 29 de novembro, na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055).


Promovido pela Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), a 9ª edição do FestOrquídeas reunirá a exibição e concurso de flores, a realização de palestras e oficinas de cultivo de orquídeas e ainda uma feira de plantas ornamentais e acessórios de jardinagem. A participação no evento é gratuita.

 
Troféu Labiata

Nesta edição, haverá a presença de dois orquidários comerciais oferecendo mais de 100 espécies de orquídeas nacionais e estrangeiras, são os orquidários Flores do Lago (MG) e Santa Gertrudes (CE). Além da exposição, o visitante poderá conferir a feira de plantas ornamentais (Adenium, cactos e bromélias) e de insumos (adubos, defensivos, vasos, suportes, substratos etc). As orquídeas expostas concorrerão ao já tradicional troféu Labiata de Ouro nas categorias: Melhor Espécie Brasileira, Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Híbrido, Melhor Espécie Botânica, Melhor Cultivo, Melhor planta da exposição de acordo com o voto popular e o Melhor Cattleya labiata – Prêmio Waldir Lima Leite, para a Cattleya labiata que ganhar o primeiro lugar.

 

O diretor de comunicação da ACEO, Italo Gurgel, reforça que qualquer interessado pode participar. “Todo orquidófilo gosta de mostrar suas flores. Para isto, o FestOrquídeas é a melhor vitrine, uma vez que um público de milhares de pessoas (até 20 mil em edições anteriores) visita a exposição, encantando-se com a beleza das flores e fotografando-as para depois exibir as imagens nas redes sociais. Não há cenário mais belo para um selfie”, convida Gurgel. Os interessados em expor podem levar seus vasos para a Casa José de Alencar no dia 27 (sexta-feira), das 8 horas às 13 horas.

 
Saiba mais

Seguindo a tendência das edições anteriores, o 9º FestOrquídeas será mais uma vez cenário para a promoção de campanha contra a venda de orquídeas retiradas do mato. No evento, será expressamente proibida a exibição e/ou comercialização de qualquer planta coletada na natureza. O FestOrquídeas abrirá espaço para discutir o tema, objeto de preocupação das diversas associações de orquidófilos que se multiplicam por quase todo o País.

 

Com informações da organização do evento

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here