O projeto social Casa da Música – Práticas Percussivas, é um dos projetos desenvolvidos pela Casa da Caridade e fará apresentação no carnaval de Fortaleza em parceria com o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada




Foto: Divulgação / Assessoria


Equipe Casa da Caridade na organização do grupo Ilé Anu para o carnaval 2017


A Casa da Caridade Dr. Aldolph Fritz é uma instituição espírita que atua no estado do Ceará desde o ano de 2000. Além das práticas religiosas, tem um compromisso muito forte com o social através dos 13 projetos sociais que desenvolve junto à comunidade da Grande Jangurussu.


Dentre os projetos que são realizados, um deles é a Casa da Música – Práticas Percussivas, que através de um grupo de batuque, tem se apresentado em eventos e até já foi batizado de Ilé Anu, pelo mestre de cultura popular, Descartes Marques Gadelha. O projeto desenvolvido pela Casa da Caridade fará apresentação no carnaval de Fortaleza em parceria com o Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, em homenagem a cultura praieira.

Ilé Anu

O Ilé Anu existe há cinco meses e foi convidado pelo Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC – Projeto de Extensão vinculado a Secretaria de Cultura Artística do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará – UFC), para se apresentar junto com eles, no Carnaval de Fortaleza, desfilando na Avenida Domingos Olímpio.


“A grande contribuição da Casa da Caridade para esse carnaval, é levar através do exemplo prático a ideia de que podemos nos divertir de forma alegre e saudável, sem os excessos, uso de bebidas alcoólicas e outras drogas ilícitas.”, afirma Erika Paiva, coordenadora da Casa da Caridade.

O desfile

Para 2017, o grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, homenageia a cultura praieira e desfila com o ritmo Coco. Com influência africana e indígena, o Coco é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. E é justamente nessa apresentação que o grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada irá contar com a participação especial dos integrantes do Grupo de Percussão Ilé Anu, da Casa da Caridade Dr. Aldolph Fritz, e também dos integrantes do projeto social Museu da Boneca de Pano.


Sob a coordenação de Catherine Furtado e a atual regência de Artur Guidugli, Paulo Renato e Victor S. Ramos, o grupo desfilará no dia 27 de Fevereiro, segunda-feira de carnaval, às 16:00h na Avenida Domingos Olímpio, Fortaleza. “A Casa da Caridade vem desenvolvendo um trabalho de prevenção de drogas, através de ações de conscientização e também de reabilitação de usuários de drogas moradores de rua do centro de Fortaleza. Dessa forma, nada melhor do que usar a época carnavalesca para disseminar a cultura e a crença de que podemos realizar um momento de alegria e diversão através de uma prática saudável que envolva as famílias, crianças, jovens e as comunidades”, afirma Erika Paiva.


E para quem tiver interesse em aprender o repertório e estreitar os laços com o Batuque, criando uma sintonia mais forte e perfeita, compareça ao nosso ensaio geral. O Grupo de Percussão Ilé Anu, irá abrir suas portas e fará um ensaio aberto na sexta-feira, dia 24, às 19h, na Casa da Caridade.

Serviço:

Data: 27/02/2017 (Segunda-feira)

Horário: 16h

Local: Avenida Domingos Olímpio. Fortaleza.


Com informações da Assessoria do evento


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here