Em Fortaleza, uma ação de conscientização será realizada nesta sexta-feira (23/09), a partir das 7h, na Praça dos Estressados, na Avenida Beira Mar. A iniciativa é promovida desde 2014 pela Abec/Deca, Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, e acontece, simultaneamente, em 41 cidades brasileiras



Foto: Reprodução / internet


Desmistificar o marcapasso e mostrar para a população que um cuidado fácil e rápido pode salvar vidas. Estes são os principais objetivos do Dia do Portador de Marcapasso, campanha que chega, no dia 23 de setembro, à terceira edição e que, este ano, tem como tema “Não deixe o seu coração sair do ritmo, tome uma medida de pulso”.

 

Em Fortaleza, uma ação de conscientização será realizada nesta sexta-feira (23/09), a partir das 7h, na Praça dos Estressados, na Avenida Beira Mar. A iniciativa é promovida desde 2014 pela Abec/Deca, Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, e acontece, simultaneamente, em 41 cidades brasileiras para esclarecer a população sobre os sintomas que mostram quando é necessário o implante de marcapasso, cardiodesfibrilador implantável e ressincronizador cardíaco.

 

“Os brasileiros precisam saber da importância de procurar um cardiologista ao perceber  determinados sintomas como  cansaço fácil, tontura, desmaio e palpitação. Orientamos sobre   como eles devem agir ao apresentar uma dessas queixas  e onde buscar atendimento.  Neste processo, a medida dos batimentos no pulso é fundamental para identificar possíveis alterações. Por isso, ensinamos como tomar uma medida de pulso  e, a importância de fazê-la de forma correta.”, explica Dra. Stela Maria Vitorino Sampaio, Diretora de Comunicação da Abec/Deca.

 

Em algumas das cidades que contarão com a campanha, a pessoa que apresentar alteração na medida do pulso poderá realizar um eletrocardiograma (ECG) na hora. “Este ano, vamos focar na importância do eletrocardiograma, que é o primeiro exame a ser solicitado para o início da investigação. Associado a história clínica e o exame físico, o ECG pode definir o diagnóstico da doença elétrica do coração ou nos guiar para progredirmos em busca do esclarecimento do diagnóstico final. Dependendo do laudo eletrocardiográfico e quadro clínico, pode haver necessidade de encaminhamento imediato para implantar o marcapasso definitivo  ou desfibrilador, evitando paradas cardíacas e até mesmo a morte súbita”, afirma a cardiologista.

 

Com a distribuição de cartilhas explicativas e a realização de palestras didáticas, espera-se desmistificar o marcapasso. Muitos leigos acreditam que o portador do dispositivo não pode fazer atividades corriqueiras, tendo um dia a dia extremamente limitado, entretanto isso não é verdade. “Queremos também mostrar que o marcapasso pode ajudar na melhora dos sintomas de casos selecionados de pacientes portadores de insuficiência cardíaca (ressincronizadores), salvar vidas nos casos de portadores de bloqueios cardíacos e  principalmente nos casos em que previne a morte súbita, diagnosticando e tratando as arritmias ventriculares malignas  (desfibriladores). Explicar aos portadores a importância dos controles periódicos após o  implante, devendo ser realizados a cada 4 a 6 meses, dependendo do caso e do tempo de implante.

 

Outra meta é sensibilizar os gestores responsáveis pela saúde no país para que todos os pacientes que necessitem destes dispositivos, tenham acesso mais fácil aos implantes de marcapasso, ressincronizador e cardiodesfibrilador, principalmente, nas regiões brasileiras mais carentes.  “Eles precisam estar conscientes para lutar por atendimento e tratamento corretos”, diz a dra. Stela Sampaio.

 

As ações da campanha variam de cidade para cidade, mas os objetivos são os mesmos. Alguns locais contarão com atividades simultâneas, em diferentes pontos. As duas iniciativas anteriores, em 2014 e 2015, atingiram cerca de 30 mil pessoas cada. “Nossa maior conquista nos últimos anos foi conseguir, de fato, atingir a população, que aprendeu a importância de medir os batimentos no pulso e como fazê-lo”, conclui a especialista.

 

A iniciativa vem ao encontro de uma das principais metas da Abec/Deca, que é lutar para mudar a realidade dos marcapassos no país. Segundo dados do Censo Mundial de Marcapassos e Desfibriladores, enquanto no Brasil são implantados 215 marcapassos por milhão de habitantes, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico, 606 marcapassos por milhão de habitantes. Nos países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 774 em Portugal, 956 na Inglaterra, 977 na França e 1.298 marcapassos por milhão de habitantes na Alemanha.

 

Abec/Deca

A Abec/Deca – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). O Deca foi fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardíacos e outros médicos interessados no tema. Durante esses 29 anos, mantém seus objetivos de agregar, disciplinar e capacitar os profissionais da medicina envolvidos na área de estimulação cardíaca artificial.

Atualmente, o DECA conta com mais de 700 associados em todo o Brasil, que realizam em média 18 mil implantes de marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores por ano, para pacientes previdenciários (SUS), particulares ou conveniados.

Serviço:

3ª Ação em virtude do dia Mundial do Marcapasso

Local: Praça dos Estressados, Avenica Beira Mar, Fortaleza

Sexta-feira,23/09/2016 às 17h


Com informações da Assessoria de Comunicação do evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here