Com o objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens em ações pelo fim de todas as formas de violência contra a mulher será lançada nesta quinta-feira (26), em Fortaleza, a Campanha Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.  A nova edição da Campanha Justiça de Gênero, promovida pela Diaconia, envolverá homens dos três territórios de atuação organização no combate à violência contra mulher. Até dezembro, a entidade realiza uma série de atividades para promover o enfrentamento da violência que mata, em média, 15 mulheres brasileiras a cada dia.


A campanha será lançada partir das 15h30, no semáforo que liga a Avenida Antônio Sales com a Avenida Desembargador Moreira. Na ocasião, representantes da Câmara Temática de Gênero com Juventudes exibirão faixas com dados relacionados à violência contra a mulher. Os homens que estiverem transitando no local receberão pulseiras da campanha e informativos com dados de violências em nossa região. Durante os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, a mobilização estará presente nos diversos espaços de atuação da Diaconia como Igrejas, ONGs parceiras, projetos e associações.

 

Saiba mais

No dia 6 de dezembro de 1989, um homem de 25 anos (Marc Lepine) entrou armado na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Em uma sala de aula, ele ordenou que os homens se retirassem. Assassinou 14 mulheres e depois saiu atirando pelos corredores e outras dependências da escola, gritando “Eu odeio as feministas”. Desta forma, ele matou 14 estudantes, todas mulheres. Feriu ainda 14 pessoas, das quais 10 eram mulheres. Depois suicidou-se. Com ele, foi encontrada uma carta que continha uma lista com nomes de 19 feministas canadenses que ele também desejava matar e na qual ele explicitava a motivação de suas ações, em suas palavras: “mandar de volta ao Pai as feministas que arruinaram a sua vida”.


Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência. Então elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco.


Com informações da Diaconia


Serviço

Lançamento da Campanha Laço Branco

Data: 26 de novembro

Horário: 15h30

Local: no semáforo que liga a Avenida Antônio Sales com a Avenida Desembargador Moreira

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here