Em defesa dos direitos de cidadania das pessoas com autismo, a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça) trabalha manifesto com o tema “Pessoa autista protagonista de um Brasil mais inclusivo”. Em Fortaleza, as ações da campanha dividem-se em três momentos. Os eventos são em alusão ao dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.


A programação inicia no dia 31 de março, na Casa da Esperança, parceira da Abraça, com roda de conversa a partir das 14 horas. No dia 1º de abril, será realizado ato público na Praça do Ferreira, das 14 às 17 horas. Para encerrar as ações, o assunto será abordado, no dia 11 de abril, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, às 14 horas.


“Nós buscamos a conscientização da sociedade, de modo que as pessoas compreendam os direitos dos autistas. Durante as discussões, levantaremos diferentes questionamentos”, destaca Alexandre Mapurunga, presidente da Abraça, sobre o que espera do movimento.

Diretrizes

Promover um país mais inclusivo está entre as principais diretrizes trabalhadas pelo movimento. Entre as temáticas a serem discutidas durante a mobilização estão: os avanços trazidos pela nova Lei Brasileira de Inclusão, e a importância de políticas públicas inclusivas, transversais e articulares para atenção, proteção e garantia dos direitos das pessoas com autismo.


“Esse é um movimento que trata de valorizar a igualdade, reconhecer a diversidade, mostrando que autismo é um jeito de ser, não uma doença”, ressalta Beatriz Xavier, integrante da associação e coordenadora do Árvore Ser, grupo de estudos aplicados em direito da pessoa com deficiência da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.


O movimento traz também como abordagem o perigo dos tratamentos experimentais, muitas vezes invasivos, aos quais os autistas são submetidos. Além disso, enfatiza que eles têm direitos ao longo da vida, seja na infância, momento que merecem atenção especial, na vida adulta ou na terceira idade.

 
Sobre a Abraça

O trabalho da associação destaca a defesa dos direitos humanos das pessoas com autismo. Criada em 2008, a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas com Autismo (Abraça) é filiada à Rede Latino-americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (RIADIS). Sua atuação está também diretamente relacionada à promoção da cidadania das pessoas com autismo, assim como de suas famílias.

Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo

Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo foi instituído para fomentar a discussão sobre as pessoas com autismo, sob a ótica dos direitos humanos.


O autismo é uma condição de desordens no desenvolvimento do cérebro, podendo afetar as habilidades de comunicação, comportamento e interação social. A Nova Lei Brasileira de Inclusão, que entrou em vigor no dia 2 de janeiro de 2016, amplia a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e prevê punições para atos discriminatórios.  

 
Programação

31 de março – Roda de Conversa na Casa da Esperança  – a partir das 14 horas

(Rua Dr. Francisco Francílio Dourado da Silva, 11 – Agua Fria, Fortaleza – CE)


1º de abril – Ato público na Praça do Ferreira  – das 14 às 17 horas


11 de abril – Audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará – 14 horas

(Avenida Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres, Fortaleza – CE)


Com informações da assessoria de imprensa da campanha

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here