O Instituto da Infância (Ifan) promove o lançamento oficial da campanha contra o trabalho infantil “É da Nossa Conta!”, no próximo dia 17 de outubro, às 9 horas, no Centro de Educação de Líderes de Acaraú – CELPA (CE). Com foco no semiárido, o objetivo é contribuir com o enfrentamento do trabalho infantil e a promoção do trabalho adolescente protegido no Brasil. Nesta edição, a campanha ganha mais um reforço com a aprovação da Lei Acaraú da Infância: garantindo direitos, que será instituída pela Prefeitura Municipal, cujo intuito é intensificar no mês de outubro ações de promoção e fortalecimento de direitos de crianças e adolescentes, como por exemplo o enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil no município, a Semana do Bebê, a Semana da Criança (Caravana da Alegria); Oferta de Serviços integrados entre as políticas setoriais (saúde, educação, assistência social) para estes segmentos.


De acordo com Francis Helen Freire de Souza, Coordenadora de Projetos ¬ Desenvolvimento Infantil do Instituto da Infância (IFAN), “a criação dessa Lei é resultado do compromisso da gestão pública integrada as ações desenvolvidas pelo IFAN no município de Acaraú. Espera-se que a mesma possa ser referencial para fomentar nos demais municípios cearenses ações efetivas de garantia de direitos de crianças e adolescentes”.


Algumas ações da campanha já começaram ao longo do mês de setembro, em especial nas localidades de intervenção do Projeto visando conscientizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento ao trabalho infantil e a importância para o trabalho adolescente protegido. Como resultado dessas ações, durante os dias 10 a 17 de outubro, será realizado o Festival de Multilinguagens, envolvendo toda a população nos espaços públicos das comunidades de Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Santa Fé e Sede para apresentação das peças de comunicação da campanha, assim como, do material produzido pelos adolescentes do Projeto Compromisso Vivo durante as oficinas de educomunicação.


Programação Festival Multilinguagens – 12 a 17 de outubro de 2014








DATA  


AÇÃO  


LOCAL


12/10/2014


Festival Multilinguagens


Sede de Acaraú


13/10/2014


Festival Multilinguagens


Juritianha


14/10/2014


Festival Multilinguagens


Aranaú


15/10/2014


Festival Multilinguagens


Santa Fé


16/10/2014


Festival Multilinguagens


Lagoa do Carneiro


É da Nossa Conta!

A campanha É da nossa Conta!, uma parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), há três anos une forças para que as crianças estudem, brinquem e estejam perto de suas famílias e da comunidade. Neste ano, dará atenção especial para região Nordeste, sobretudo o Semiárido, mostrando os cenários de trabalho infantil e o trabalho adolescente desprotegido nesse contexto.

No lançamento oficial (dia 17), serão realizados debates sobre a Lei de Aprendizagem, a importância da educação como saída do trabalho infantil e a da família no cuidado de crianças e adolescentes, além da apresentação de vídeos da campanha com depoimentos de personalidades como Gilberto Gil e Raimundo Fagner.


O Brasil tem o compromisso de erradicar todas as formas de trabalho infantil no país até 2020. A região do semiárido brasileiro concentra os piores indicadores sociais, mais de 70% dos 13 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza. A ideia da campanha tem como foco mobilizar a sociedade sobre o tema. Com isso, foram desenhadas ações especificas para cada público alvo: famílias, empregadores e os próprios jovens. Os objetivos são sensibilizar a sociedade a fim de reconhecer as formas de trabalho infantil e os locais onde ele acontece, estimulando a sociedade a buscar alternativas a esse problema. Além de conscientizar empregadores sobre o que é o trabalho adolescente protegido e a ilegalidade do trabalho infantil.


Esta é a terceira edição da campanha e, este ano, intensifica as ações em redes sociais a fim de sensibilizar até 35 milhões de internautas, contudo, por meio de ações locais – como oficinas com famílias, professores, conselhos tutelares, programa de rádios, workshops com jovens e empregadores – pretende-se alcançar mais de 280 municípios, mobilizando mais de 80 mil famílias.

Serviço

Lançamento Oficial da campanha É da Nossa Conta!

Data: 17 de outubro de 2014

Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Acaraú (CE) – Av. Des. Armando de Sales Louzada, s/n. Acaraú, Ceará.

Horário: 9 horas


Com informações da assessoria de imprensa do Ifan


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here