Numa iniciativa do Conselho Regional de Farmácia do Ceará e farmácias comerciais de 22 bairros de Fortaleza e na região metropolitana e interior, a Campanha Farmácia Amiga da Criança começa  segunda-feira (19), Dia Internacional de Doação de Leite Humano, a arrecadação de frascos de vidro para doação aos bancos de leite humano do Estado.


Até o dia 19 de junho, a população pode entregar frascos de vidro com tampa plástica – como os de café solúvel ou maionese, de tamanho pequeno ou médio – em farmácias e drogarias localizadas em Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Pacajus, Iguatu, Barbalha e Juazeiro do Norte. A lista das farmácias com respectivos endereços pode ser acessada no site do Conselho (http://www.crfce.org.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=2511:projeto-farmacia-amiga-da-crianca-realiza-campanha-de-doacao-de-frascos-de-vidro&catid=2:noticias&Itemid=2127


O simples gesto de doar os frascos vai colaborar muito para o armazenamento adequado do leite humano doado aos bancos para salvar bebês prematuros ou aqueles cujas mães não podem amamentar. Conforme explica o Conselho, a utilização do modelo de vidro com a tampa de plástico rosqueável possui vantagens na limpeza, estoque e resfriamento, além de manter a temperatura do leite adequada.

Papel do farmacêutico

A campanha visa também informar a população sobre o papel do farmacêutico, como profissional de saúde, na execução de boas práticas relacionadas ao aleitamento materno e assim evitar o desmame precoce. Cabe ao farmacêutico, por exemplo, orientar o público quanto aos produtos e medicamentos que podem interferir no leite materno e nos problemas mais comuns relacionados ao ato de amamentar.


A ação é desenvolvida por farmacêuticos integrantes do projeto Farmácia Amiga da Criança, realizado pela parceria do CRF-CE com a Secretaria de Saúde do Ceará e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, da Universidade Federal do Ceará.


Com informações da assessoria de imprensa do Conselho Regional de Farmácia do Ceará – (fone: 85 3272 2755)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here