A Semana de Prevenção do Suicídio será encerrada no próximo domingo (14) com a V Caminhada PRAVIDA, das 16 às 20h. O ponto de concentração o espigão do Aterro da Praia de Iracema, próximo à Rua Rui Barbosa, com o percurso seguindo pela Avenida Beira-Mar até Praça dos Estressados, onde haverá atividades de dança, relaxamento, gincana, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, stands informativos e outras ações. A Semana é uma iniciativa do Programa de Apoio à Vida (Pravida), projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará, coordenado pelo psiquiatra Fábio Gomes de Matos, e com participação de acadêmicos de Medicina e Psicologia.


Iniciada no último dia 8, a Semana faz alusão ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Em Fortaleza, o Pravida está realizando uma programação com atividades de sensibilização, panfletagem, venda de camisas da campanha, distribuição de material informativo, stand informativo em diversos lugares da cidade. O objetivo é levar à população esclarecimentos que colaborem para prevenir o suicídio. Os organizadores pedem que no dia da Caminhada os participantes vistam a camisa do evento ou usem blusa amarela acompanhado de um balão amarelo. Veja no final da notícia os locais de venda das camisetas.


SIMPÓSIO


“Equipe do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Ceará, participa nesta sexta-feira 12, em Brasília do IV Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio. Para a entidade, embora o suicídio leve embora 25 brasileiros por dia, sendo uma das principais causas de mortes violentas, pelo menos 90% dos casos poderiam ser prevenidos. Para tratar dessa questão, pelo quarto ano consecutivo o CVV reúne especialistas.

PREVENÇÃO


De acordo com dados divulgados pelo Pravida, “a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio em alguma parte do planeta. O Brasil é o oitavo país com maior número de casos em números absolutos. As capitais nordestinas, inclusive Fortaleza, tem as maiores taxas de suicídio. A região Nordeste experimentou o maior aumento nos últimos 10 anos (130%), apesar de apresentar baixas taxas, historicamente”.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o problema é muito mais grave nos países pobres, pois possuem 75 % das mortes e, representa a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. Mas este quadro pode ser melhorado com informação e conscientização e ações de prevenção, como as realizadas pelo Pravida.


O CVV aponta que o suicídio é causa da morte de mais de um brasileiro por hora. Em nota, o Centro lembra que a  história  se  repete  periodicamente  –  celebridades  tiram  a  própria  vida,  vítimas  dedepressão, álcool, drogas, dificuldade em lidar com pressões sociais ou familiares ou mesmo comas mudanças da vida. “É possível mudar essa história? Sim, certamente, porque pelo menos nove em cada dez suicídiospoderiam ser prevenidos e o suicida pede ajuda, ao contrário do que muitos acreditam. Mas para começar a efetivar essa mudança é preciso falar no assunto.O tema suicídio está ausente nas conversas entre amigos, entre pais e filhos, nas aulas escolares,nos  consultórios  médicos  e  nas  páginas  dos  jornais”, relata a nota. E acrescenta: “o  assunto  só  aparece  quando  uma celebridade  comete  o  suicídio  e  a  polêmica  se  restringe  ao  fato  em  si,  sem  o  devido aprofundamento no que isso pode representar às nossas vidas – somos nós ou as pessoas que nos cercam potenciais suicidas? Como saber identificar, como prevenir e como pedir ajuda? É preciso quebrar o tabu do silêncio. É  preciso  provocar  discussões  saudáveis,  entendendo  que  o  problema  não  se  restringe  aos famosos. Esse tipo de morte, ou tentativa, acontece em qualquer família, em qualquer cidade, com pessoas de qualquer idade. O Brasil  tem visto um aumento preocupante nos índices de suicídio entre jovens, uma idade na qual, pela lógica, as pessoas sonham mais, são mais felizes e sentem-se menos pressionadas”, conclui o CVV.


MITOS E VERDADES


Em suas ações junto ao público, o Pravida apresenta uma série de questões sobre mitos e verdades sobre o suicídio. Conheça algumas:

A prevenção do suicídio é possível?
SIM. É POSSÍVEL. Pode-se prevenir a maioria dos casos, com diferentes estratégias e, principalmente, com o auxílio da família. Acompanhamento nos serviços de saúde e acesso à informação auxiliam na prevenção.

Falar sobre suicídio induz a pessoa a se matar?

NÃO.
Falar sobre o tema tem efeito terapêutico, fazendo com que a pessoa se sinta mais confortada e compreendida, diminuindo assim as chances de suicídio.

Pessoas que ameaçam se matar só querem chamar a atenção?

NÃO.
A maioria das pessoas que se matam deram avisos de sua intenção. É importante atentar a essas falas e procurar o serviço de saúde mais próximo para prestar atendimento a essas pessoas.

Uma vez suicida, sempre suicida?

NÃO.
Pensamentos suicidas podem retornar, mas eles não são permanentes e em algumas pessoas eles podem nunca mais retornar.

Quem tenta suicídio pode ser tratado?

SIM.
As tentativas de suicídio ocorrem por diversos fatores e com ações de prevenção e atendimento em serviços de saúde é possível evitá-las. A maioria das tentativas de suicídio está relacionada a doenças psiquiátricas que podem ser tratadas pela medicina moderna.

SAIBA MAIS SOBRE O PRAVIDA


O  Pravida, sob a coordenação do Dr. Fábio Gomes de Matos, conta com a participação de  alunos dos cursos de Medicina e Psicologia.  Sediado no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC – Rua Capitão Francisco Pedro, 1290 – Porangabuçu) da UFC, desde 2004 presta atendimento especializado a pessoas com histórico de tentativas, plano e/ou ideação suicida. Desde o início, já atendeu cerca de 1.200 pacientes.

VENDA DE BLUSAS DA CAMINHADA PRAVIDA:


Valor: R$15,00,


Locais de venda:

10/09 – Stand no Shopping Benfica, das 10h às 22h

11 e 13/09 – membros do Pravida estarão nas proximidades da Praça dos Estressados, mas não em locais fixos.

14/09  – das 16h às 20h, procurar a comissão organizadora no local da caminhada


Mais informações: Pravida – (fone: 85 3366 8149 / www.pravida.ufc.br)


SAIBA MAIS SOBRE O CVV


O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Periodicamente, o CVV realiza cursos de formação de voluntários.


Mais informações:  CVV  Fortaleza – (fone: 85 141  e 3257 1084) / E-mail: fortaleza@cvv.org.br /http://www.facebook.com/cvv141


Com informações da Divisão de Imprensa e Marketing do HUWC e do CVV

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here