Agricultores e artesãos organizados em grupos produtivos e unidades familiares de produção, que vendem seus artigos em feiras solidárias do Ceará, os conhecidos Bodegueiros, são o tema principal da Revista Rede Bodega, edição comemorativa pelos dois anos de atuação do “Tecendo Redes de Solidariedade”. O projeto é apoiado pelo Oi Futuro, através do programa Oi Novos Brasis.


O lançamento da revista, que ocorreu na última terça-feira (15), na Praça da Igreja de Fátima, durante o 14º Feirão de Economia Solidária e o 1º Festival Estadual Lixo e Cidadania, traz relatos sobre o funcionamento desses espaços coletivos, agroecológicos e solidários, que são articulados pela Cáritas do Ceará por meio do projeto Tecendo Redes de Solidariedade.


A ideia é mostrar a metodologia da articulação da Rede, os aspectos particulares de cada bodega, e, assim, dar visibilidade ao movimento de Economia Solidária, valorizando os aspectos culturais, ambientais e sociais dessa nova proposta de relação de consumo, justo e sustentável, tanto no campo quanto na cidade. Ao longo de dois anos, o projeto beneficiou mais de 380 pessoas através de cursos de formação e encontros de articulação com representantes das bodegas – comércio pequeno e popular – que vendem sua produção em feiras solidárias. O projeto atua nas regiões do Vale do Jaguaribe, Ibiapaba, Sobral e Fortaleza por meio da Rede Bodega.

Economia Solidária no Ceará

A Rede Bodega foi criada em 2008 com o intuito de ampliar a produção coletiva das localidades onde existe este tipo de comércio. Uma das características da bodega é o resgate da relação do produtor com o consumidor, com características de confiabilidade, companheirismo e partilha. A bodega é mais que um estabelecimento comercial: é um ponto de encontro e conversa entre os amigos da comunidade. Um grupo de produtores e artesãos da região do semiárido cearense, incluindo as zonas urbanas e rurais de 25 cidades, faz parte do projeto Tecendo Redes de Solidariedade.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social.


Com informações de o Oi Futuro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here