O município de Jaguaruana é o primeiro do Ceará a receber a  Mobitheca. A ação tem como objetivo popularizar o acesso à leitura, à tecnologia e ao conhecimento


O projeto piloto será lançado nesta quinta(30) às 16h no município de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe e busca proporcionar aos alunos de escola pública o alcance ao material literário disponível e equipamentos multimídia.


A inauguração contará com a presença da prefeita da cidade, Ana Tereza, que, dentre outras atividades, demonstrará o funcionamento do projeto na Escola de Ensino Fundamental Correia Lima. O convênio Intercâmbio Cultural firmado entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a gestão municipal, sob a coordenação do Instituto Nacional de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (INGETI) traz, pela primeira vez, a biblioteca móvel e interativa ao Ceará.


“Jaguaruana está saindo na frente”, pontua o secretário de Administração e Finanças de Jaguaruana, Leonardo Sousa. Conhecida como biblioteca mágica, a Mobitheca dispõe de um acervo de 750 livros de literatura voltados para o ensino fundamental e de módulo multimídia com equipamentos como TV LED, Kindle (leitor digital), tablet, DVD player, além de conteúdos digitais da Discovery Channel, da National Geographic, da Educação Barsa e EvoBooks (aplicativos didáticos). A EEF Correia Lima atende atualmente 897 alunos (as).


De acordo com Catarina Lima, coordenadora da INGETI, a Mobitheca atende às necessidades específicas da escola e do município. O projeto de Jaguaruana conta com quatro módulos de MDF, três ocupados por livros escolhidos pelo convênio e um módulo multimídia. Leonardo Sousa complementa: “Ela (a biblioteca móvel) pode ser deslocada para outros locais, centros de cultura, escolas maiores. Os alunos vão se deparar com uma novidade. Vão ter acessos aos tablets e trabalhar com informações digitalizadas.”

Necessidade de leitura

A Mobitheca surge para atender ao cumprimento da Lei 12.244/2010, que determina que todo o sistema de ensino do Brasil, tanto instituições públicas como privadas, precisarão apresentar, até 2020, em suas escolas: bibliotecas, coleção de livros, materiais videográficos e documentos registrados em qualquer suporte destinados à consulta, pesquisa, estudo ou leitura. “Esse projeto é revolucionário dado todo o abrigo multimídia que está sendo desenvolvido, promovendo o acesso dos estudantes de escola pública à tecnologia de ponta”, afirma Catarina Lima. A flexibilidade e customização da biblioteca móvel, para coordenadora, é o diferencial, pois dispensa a construção de novas salas e obras demoradas, adequando-se a qualquer lugar.  


A iniciativa, no Ceará, ainda está na fase de experiência. No Maranhão, atualmente, funcionam cinco projetos pilotos da biblioteca móvel. O objetivo da Mobitheca é democratizar o acesso à leitura, à tecnologia e ao conhecimento, além de dinamizar o conteúdo disseminado na sala de aula. “Você pode, por exemplo, abrir a escola nos dias de sábado para que os pais tenham acesso a essa literatura e a essa tecnologia, desenvolvendo essa parceria entre escola e comunidade”, reflete Catarina.


Serviço:

Lançamento da Mobitheca no Ceará

Local: Escola de Ensino Fundamental Correia Lima (Jaguaruana)

Data: 30 de junho / Horário: 16h


com informações de mandalla comunicação


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here