Mães que amamentam podem fazer uma boa ação em favor do Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. As doações diminuíram no período dos feriados de fim de ano e é preciso equilibrar o estoque e garantir alimentação dos recém-nascidos hospitalizados. Nas unidades de terapia de alto e médio risco do hospital estão internados 34 bebês, que dependem do leite materno para sobreviver. O atual estoque só é suficiente para garantir a alimentação dessas crianças por mais cinco dias. A pediatra Erandy Souza, coordenadora do Banco, informa que apenas 15 doadoras estão colaborando, quando o ideal é de pelo menos 50.
As mães em condições de doar leite humano podem entrar em contato com hospital pelo telefone 0800-280.4169 para receber todas as orientações sobre como retirar, armazenar e doar o leite. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio. Uma equipe está disponível, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h, para atender gratuitamente às mães. Para maior comodidade, o hospital manda buscar o leite coletado no domicílio da doadora.
Para as mães que têm dúvidas se podem ou não doar leite sem prejudicar o seus bebês, o Hospital esclarece que “a maioria das mulheres que estão amamentando produz leite em excesso, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher esvazia as mamas, mais leite ela será capaz de produzir.” O excedente pode ser doado e para estocar, “podem ser utilizados vidros de café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. E caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente.”
Saiba mais
Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê. A amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Além da mulher, toda a rede familiar pode apoiar a amamentação.
O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin está situado na Rua Tertuliano Sales, 544-B, no bairro Vila União, em Fortaleza. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h e também pelo fone 0800 280 4169 (ligação gratuita)
Com informações da Assessoria de Imprensa do Hospital