O Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), está precisando de doações de leite materno para os bebês internados na Unidade Neonatal e no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Atualmente, são 34 crianças que dependem exclusivamente do Banco de Leite do Hias.

 

Iraneide Valença, enfermeira do BLH, explica que para manter o atendimento regular à demanda de leite materno, é preciso que o banco de leite tenha um estoque de pelo menos quatro litros por dia e uma média de 50 mães doadoras frequentes.  No entanto, o hospital conta apenas com 20 mães externas que doam leite. O número de doação fixa não é suficiente.

     

Além da captação do leite, a equipe multidisciplinar do BLH, formada por pediatra, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e farmacêutico, é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar.


Através do 0800.280.4169, ligação gratuita, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. Para estocar, podem ser utilizados vidros de maionese ou café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio.

Benefícios

O leite materno possui nutrientes que protegem a criança contra infecções, diabetes, diarréia, obesidade e hipertensão, além dos benefícios às mães a exemplo da defesa contra o câncer de mama e o retorno mais rápido ao peso normal. Na primeira mamada, logo após o nascimento, são liberados os hormônios prolactina e ocitocina. Esses hormônios têm importante papel, pois facilita a descida do leite (prolactina) e age nas contrações uterinas evitando o risco de hemorragia (ocitocina). Mesmo que o bebê não desfrute dessa primeira mamada, o contato com a mãe nesse momento aumenta o vínculo afetivo entre eles.


Além da mulher, toda a rede familiar pode apoiar a amamentação. “Vale destacar que para o bebê que está internado esse leite é uma alimentação completa, já composta por nutrientes, vitaminas e minerais”, afirma Iraneide.

Serviço

Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin:

Endereço: Rua Tertuliano Sales, 544-B, Vila União, Fortaleza, Ce;

Horário de Atendimento: 7h às 17h (de segunda a sexta-feira);

Telefone: 0800.280.4169

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here