Instituto Ayrton Senna já alcançou mais de 36 milhões de crianças e jovens em cerca de três mil cidades do país
Nesta quarta-feira (1°), o mundo do automobilismo e os fãs de Ayrton Senna relembram os 30 anos da despedida do piloto. Em 1º de maio de 1994, o tricampeão mundial de F1, à épocacom 34 anos e no auge da carreira, pilotando equipe pela Williams-Renault, faleceu em um grave acidente durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.
Na F1, Senna fez o país inteiro vibrar com suas 65 poles positions, 41 vitórias e seus três títulos conquistados em 10 anos na categoria. Tolemann, Lotus, McLaren e Williams foram as escuderias pelas quais Ayrton brilhou nas pistas do mundo todo, esbanjando talento, garra, emoção e um estilo arrojado de pilotar: a sua marca registrada.

Crédito: Reprodução/ Foto Família
Mesmo após a morte do piloto, o legado de Senna continua vivo entre os brasileiros através do Instituto Ayrton Senna, que já transformou a vida de mais de 36 milhões de crianças e jovens em cerca de três mil cidades do país.Em entrevista à CNN, a Viviane Senna, irmã do piloto e presidente do Instituto Ayrton Senna, conta que o tricampeão mundial de F1 mencionava, ainda em vida, a vontade de criar um projeto para ajudar o país.
“Depois de 30 anos, isso não é mais um sonho, um desejo, isso é uma realidade que já mudou a vida de milhões e milhões de crianças. Ou seja, é uma operação de larga escala, consistente, durante muitos anos e com resultados maravilhosos, que mudou a trajetória de crianças, de famílias, de cidades inteiras em termos de resultados educacionais”, afirma Viviane. Ao contribuir para melhorar a educação de base no Brasil, o Instituto Ayrton Senna de certa forma materializa o amor que Ayrton sentia por crianças. Sobrinhos do tricampeão, Bruno e Lalalli relembram os momentos de carinho ao lado do tio.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Ao lado da paixão pela velocidade, o tricampeão brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, tinha paixão pelo Brasil, e sonhava com um país onde todos tivessem a oportunidade de serem vitoriosos no que quisessem. Após o acidente ocorrido em maio de 1994, em Ímola, na Itália, o desejo do piloto se juntou à vontade de Viviane Senna, sua irmã, e que, junto da família Senna, decidiu levar o sonho adiante, fundando a organização em novembro do mesmo ano.
Em 2024, o Instituto Ayrton Senna celebra três décadas de dedicação à educação integral no Brasil. Por meio de projetos educacionais, a organização sem fins lucrativos já beneficiou milhões de crianças, jovens e educadores em todo o país.

Com informações da CNN Brasil e do Instituto Ayrton Senna