Os candidatos podem inscrever os trabalhos até o próximo dia 30 de setembro. O tema é nobre! “Cultura de Paz”, além de inspirar matérias e incentivar o diálogo de profissionais e estudantes com a sociedade, cria um ponto de reflexão sobre as diversas formas como a comunicação pode ser trabalhada.




Foto: Agência da Boa Notícia


Além do prêmio em dinheiro, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Gandhi


Atenção jornalistas, publicitários e estudantes de Jornalismo e Publicidade! A Agência da Boa Notícia (ABN) está em contagem regressiva para encerrar o prazo de inscrição para o Prêmio Gandhi de Comunicação 2016. Os candidatos podem inscrever os trabalhos até o próximo dia 30 de setembro. O tema é nobre! “Cultura de Paz”, além de inspirar matérias e incentivar o diálogo de profissionais e estudantes com a sociedade, cria um ponto de reflexão sobre as diversas formas como a comunicação pode ser trabalhada.  O Prêmio Gandhi incentiva essa relação pacífica do jornalismo e da publicidade com a sociedade, divulgando ações que resultam em grandes lições de cidadania. Chegou a sua hora!


O concurso irá conceder premiação total de R$ 48 mil, para distribuição entre os vencedores de 10 categorias. Além do prêmio em dinheiro, o vencedor de cada categoria receberá o troféu Gandhi. Os vencedores serão revelados no dia 9 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).


Diretora de comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho, destaca a novidade da nona edição do prêmio: a categoria produtor de conteúdo on line. Segundo ela, a era da informação provocou uma mudança de panorama, marcada, especialmente, por inovações tecnológicas e uma cultura participativa na comunicação. O impacto trazido pela internet revelou outros meios de consumo e reprodução midiática. Considerando esse contexto, em 2016, o Prêmio Gandhi vai reconhecer a força dessa comunicação, contemplando blogs, portais, videologs e youtubers. Para a nova categoria, serão aceitas inscrições de profissionais ou estudantes de qualquer área de formação e trabalhos que estejam dentro do contexto da cultura de paz. As matérias não precisarão ser apenas sobre ações no Estado do Ceará, exigência nas demais categorias do concurso, ampliando o alcance do prêmio para todo o Brasil.

Inscrições

De acordo com o regulamento, poderão inscrever-se jornalistas, publicitários e estudantes de graduação em Comunicação Social, com atuação no Estado do Ceará ou em outros estados, desde que os trabalhos inscritos sejam sobre ações e fatos do Ceará, com exceção para a nova categoria produtor de conteúdo on line.  Serão aceitos trabalhos veiculados ou apresentados no período de 2 de julho de 2015 a 1º de julho de 2016.


As inscrições podem ser presenciais ou via Correios. Os trabalhos de participantes de outras cidades do Ceará ou outros Estados deverão ser enviados para a sede da Agência da Boa Notícia, com data de postagem até o último dia de inscrição. Na data da postagem, o candidato deve enviar cópia em PDF do Aviso de Recebimento (AR), emitido pelos Correios, bem como da ficha de inscrição para o e-mail boanoticia@boanoticia.org.br. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da entidade – www.boanoticia.org.br – e na sede da Agência da Boa Notícia, na Avenida Desembargador Moreira 2120, sala 1307 – Aldeota – CEP 60170-002 – Fortaleza – Ceará. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 12 horas e de 14 às 18 horas.

Categorias

O Prêmio Gandhi de Comunicação 2016 contempla dez categorias, são elas:


Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo,  Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária)e Jornalismo para Internet.

 

Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e  Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.

 

Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.


Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.

Seleção e resultados

A seleção dos trabalhos será feita com uma comissão julgadora composta por cinco membros indicados pela diretoria da Agência da Boa Notícia e os resultados do concurso serão divulgados no dia 9 de novembro 2016, no auditória da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).

 

Em oito edições, de 2008 a 2015, o Prêmio Gandhi recebeu inscrições de 545 trabalhos e distribuiu uma soma de R$ 299.000,00 em prêmios. Para o presidente da ABN, professor Francisco Souto Paulino, o concurso busca influenciar tanto os profissionais como os estudantes em formação a produzirem cada vez mais trabalhos que enfoquem o que de positivo a sociedade apresenta na perspectiva da cultura de paz.

Sobre o prêmio

Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a cultura de paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.


Mais informações

Agência da Boa Notícia

Tel.: (85) 3224-5509

E-mail: boanoticia@boanoticia.org.br

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