A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) realizará, no dia 22/03, a formatura coletiva de 200 alunos participantes dos cursos de Auxiliar de Varejo e Auxiliar de vendas, oferecidos pela instituição a comunidades carentes de Fortaleza. A iniciativa faz parte do projeto Gente Grande, por meio do projeto ABRACE, conduzido pela OPN. Ao todo, foram 10 turmas, com alunos de  14 a 21 anos. O evento de formatura acontecerá em dois momentos no bosque do Marina Park Hotel: no período da manhã, de 9h às 12h, e de tarde, de 14h às 17h.

Os formandos, que estarão acompanhados da equipe da OPN, serão homenageados com uma placa personalizada e certificado de formatura referente ao curso concluído. “Para a gente é um momento muito feliz ver os meninos concluindo o curso. Ter uma formação profissional, sem dúvida, vai ajudá-los a  ingressar no mundo do trabalho, e a se desenvolver como pessoa e se reconhecer como um sujeito em constante evolução. Agora, eles estão prontos para vivenciar esse novo ciclo que se inicia, com o curso concluído”, declara Cíntia, coordenadora do Projeto Gente Grande.

Além da preparação para o mercado de trabalho, o Projeto Gente Grande também possibilita aos jovens a oportunidade de vivenciarem o que aprenderam na teoria, colocando em prática nas empresas parceiras da instituição. Dos 200 jovens formados, pelo menos 50% já iniciaram no mercado de trabalho, antes mesmo de finalizar o curso, e seguem empregados como menor aprendiz. Os demais, continuam registrados no banco de dados da ONG e terão o apoio da equipe da OPN para ingressarem em futuras oportunidades.

“Nós e as empresas parceiras, conseguimos com que esses meninos, além da formação profissional que obtiveram, fossem inseridos no mercado de trabalho. Foi um grande desafio, mas vencemos e podemos dizer que, hoje, pelo menos a metade desses adolescentes conseguiram ter a oportunidade do trabalho formal, com sua carteira de trabalho assinada como menor aprendiz”, finaliza Cintia.

O Gente Grande é uma ação do projeto ABRACE, realizado pela Associação O Pequeno Nazareno (OPN), com patrocínio da Petrobras, e tem por objetivo a promoção, proteção e defesa de crianças e adolescentes em situação de rua, vítimas do trabalho infantil e da exploração sexual, nas comunidades da Praia do Futuro, Vicente Pinzon, Cais do Porto e Mucuripe, em Fortaleza (CE). Locais esses que, embora estejam situados entre as principais zonas turísticas e econômicas da cidade, são de extrema pobreza, resultado da histórica desigualdade social que se estabeleceu na capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here