A Associação Caatinga lançou neste mês uma nova edição digital da cartilha “Conheça e Conserve a Caatinga: A Floresta que é a cara do Brasil”, publicada originalmente em 2012. A publicação atual faz um apanhado geral da caatinga, desde sua formação geológica até os dias atuais, abordando a fauna, a flora e curiosidades do bioma, possibilitando o manuseio por qualquer pessoa que queira aprender mais sobre a Caatinga.
Essa segunda edição faz parte do projeto “No Clima da Caatinga”, desenvolvido pela Associação Caatinga, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e está disponível gratuitamente para download no site do projeto: (https://www.noclimadacaatinga.org.br/livro-conheca-e-conserve-a-caatinga/).
Para Marília Nascimento, coordenadora de educação ambiental, o material original teve uma excelente aceitação por parte dos professores, agentes de educação ambiental e demais multiplicadores de conhecimento, servindo ao propósito de minimizar a ausência de informações sobre a Caatinga em livros didáticos e materiais de Educação Ambiental. “A nova edição está atualizada e enriquecida de conhecimentos sobre instrumentalização de conteúdo para uso de professores da rede pública nas formações do projeto e em capacitações posteriores, e também para interessados no assunto”, afirma.
Projeto No Clima da Caatinga
O Projeto No Clima da Caatinga tem patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e atualmente está na quarta fase. Trata-se de um projeto inovador que alia ações de conservação e de desenvolvimento local sustentável, mobilizando a população local em defesa da Caatinga e gerando alternativas de geração de renda. O projeto implantado em 2011 vem gerando resultados e impactos importantes na melhoria da qualidade de vida da população, na conservação da Caatinga e na diminuição de efeitos potencializadores do aquecimento global no semiárido.
Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998 atua na proteção da Caatinga e fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.