Foto: Nayana Agrela
Foto: Nayana Melo

Estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) realizam mapeamento de pessoas em situação de rua em Fortaleza. Os alunos têm o intuito de identificar onde há concentração deste público. O mapa colaborativo faz parte do site Além do Papelão, que traz histórias de pessoas na condição de extrema vulnerabilidade e risco social.

Segundo a pesquisa municipal sobre População em Situação de Rua, em 2015, 1.718 pessoas estavam em situação de rua na Capital. Essa é a pesquisa mais recente sobre o assunto. Acreditando que esses números possam estar desatualizados, os alunos estão realizando mapeamento desta população.

“Queremos identificar onde que essas pessoas se fixam, para que daí, políticas públicas sejam direcionadas à elas”, explica a estudante Caroline Rocha. Juntamente com ela, os alunos Calebe Rodrigues, João Duarte, João Pedro Silva e Wanderson Trindade compõem a equipe do site Além do Papelão.

Eles esperam que o envolvimento entre academia e sociedade civil traga resultados para essa população. “Esse registro é importante porque engaja as pessoas na causa da situação de rua. Se todo mundo ajudar, podemos provar que a internet pode ser útil àqueles mais vulneráveis”, acredita João Duarte.

O site é um produto da disciplina Jornalismo na Internet e tem orientação do professor Rafael Rodrigues. Para colaborar, basta identificar no mapa o local em que há pessoas nesta situação ou escrever para a equipe.

Mapa colaborativo: https://goo.gl/84Caxc.

Email da equipe: alemdopapelao@gmail.com

Site Além do Papelão: https://alemdopapelao.wixsite.com/especial

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here