Mais um ano se finda! Em 2016 a Agência da Boa Notícia (ABN) seguiu com a sua missão de disseminar a Cultura de Paz na Comunicação. Durante todo o ano procuramos transmitir aos nossos leitores mensagens e exemplos de determinação, solidariedade, amor, doação e paz



Foto: Divulgação / Internet


Mais um ano se finda! Em 2016 a Agência da Boa Notícia (ABN) seguiu com a sua missão de disseminar a Cultura de Paz na Comunicação. Durante todo o ano procuramos transmitir aos nossos leitores mensagens e exemplos de determinação, solidariedade, amor, doação e paz. Nosso objetivo é estimular e ratificar a necessidade que o mundo tem de explorar o que é bom, o que enaltece o ser humano, àquelas atitudes que compensam usufruir o dom da vida.


Vamos então recordar algumas reportagens e entrevistas que foram destaque em nosso site e que são ótimos exemplos a serem seguidos no ano que vai nascer. Feliz 2017!  Almejando a multiplicação de boas notícias, a paz dentro de nós mesmos, em nossas casas, com o nosso próximo, a paz no mundo.


Retrospectiva
Janeiro:

Papa Francisco pondera que a mídia precisa dar mais espaço para boas notícias


A principal missão da Agência da Boa Notícia é disseminar a cultura de paz na comunicação. A partir desse compromisso, foi criado em o Prêmio Gandhi de Comunicação, com o objetivo de estimular estudantes e profissionais da comunicação a adotar essa ideia da agenda positiva. No entanto, divulgar sempre boas notícias é um desafio. Na mensagem de fim de ano, na última quinta-feira (31), o papa Francisco ponderou que os meios de comunicação deveriam dar mais espaço para histórias positivas, justamente para construir um contraponto com as notícias de violência e intolerância que predominam no mundo.

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7381

Com bons resultados no Enem, internos do sistema prisional cearense se inscrevem no Sisu

Um total de 274 detentos da região metropolitana de Fortaleza atingiu bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, os quais foram inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nessa última quinta-feira (14). Caso conquistem uma vaga no Ensino Superior, os presos aprovados aguardarão por uma decisão judicial para frequentarem às aulas

Leia mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7412

Fevereiro:

Fortaleza já conta com programa de apadrinhamento de acolhidos em abrigos


Somando os esforços da Defensoria Pública para a efetivação de apadrinhamento de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos de Fortaleza, a Justiça cearense instituiu, por meio da Portaria 04/2016, a regulamentação de três tipos de apadrinhamento: afetivo, financeiro e de prestação de serviço, de acordo com o disposto na Resolução nº 13, aprovada em 6 de agosto de 2015, pelo órgão especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7479

Seminário “Juntos Somos Um” estimula cultura de paz na periferia

O seminário vai dar início as atividades ampliadas da rede em 2016. Com a proposta de discutir e promover a Cultura de Paz e Tolerância na periferia de Fortaleza e promover o empoderamento feminino, o evento possibilitará, através de especialistas na realidade da favela, apontar formas inovadoras de lidar com a violência na capital.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7496&cod_secao=1

Março:

Projeto de prevenção às drogas será lançado em sete cidades cearenses


Com o tema “Jovem seja livre, curta a vida sem drogas”, o projeto será implantado em Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô. Rogério Melo, coordenador  da Pastoral da Sobriedade/Regional Nordeste 1 da CNBB-Ceará e também do projeto, explica que a iniciativa existe há cinco anos no Ceará e já passou por 78 municípios. “Em 2016, o objetivo é lançar o Prevenir em mais 25 cidades e também em 100 escolas”, adianta Melo.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7505

Seminário discute terapias quânticas como aliadas no combate à microcefalia

Diante do crescente número de casos de bebês com microcefalia e integrado à mobilização para eliminar o mosquito Aedes aegypti, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde), promoveu o seminário “Usando as terapias quânticas como aliadas no combate à microcefalia”.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7525

Abril:

Eventos de conscientização debatem a inclusão social da pessoa autista


Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, Fortaleza sediará eventos de conscientização que reforçam a importância em colocar a pessoa autista como protagonista de um País mais inclusivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no planeta são autistas. Apesar de atingir quase dois milhões de pessoas no Brasil, a síndrome  ainda é desconhecida para muitos.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7547

Projeto Sou da Paz propõe mudança de comportamento através de atitudes do dia a dia

A missão é nobre, as ações propostas são fáceis de colocar em prática, mas o contexto de medo, ódio e insegurança pode embaralhar o processo. No entanto, a desesperança não é conjugada no projeto Sou da Paz, idealizado pela bancária e terapeuta de freqüência de brilho, Gorette Menezes. Segundo ela, a iniciativa foi implantada em novembro de 2015, após uma série de eventos catastróficos no Brasil e no mundo. Ela cita o atentado em Paris, a tragédia em Mariana (MG) e a chacina na Grande Messejana

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7594

Maio:

Conferência internacional discutirá os saberes para uma cidadania planetária


A Conferência Internacional será embasada  nos ideais estabelecidos pela obra de Edgar Morin, e pode ser considerado também como desdobramento do Congresso Internacional Por uma Educação Transformadora: os sete saberes da educação para o presente”, realizado em 2010, também em Fortaleza.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7663

“Jornalismo não é lan house. O jornalista deve estar preparado para as mudanças”, reflete Wagner Borges

Segundo Borges, o profissional deve estar preparado para as mudanças da comunicação. “Ele tem que trabalhar com várias ferramentas sem perder a ética da profissão. Jornalismo não é lan house. O jornalista está dentro de grandes empresas, o número de empresários que apostam na comunicação cresce a cada dia”.

Saiba mais: https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7665

Junho:

Luz Filmes e Movida lançam o filme com temática pró-vida Doonby em Fortaleza


Você já pensou como seria a vida da sua família, se você não existisse?  Esse é um dos questionamentos do longa “Doonby – Um filme que defende a vida”. O thriller psicológico do diretor Peter Mackenzie traz a tona um tema em constante discussão no mundo todo: o aborto.  O filme narra a história de Sam Doonby, um misterioso homem que aparece em uma pequena cidade do Texas para evitar desgraças, e oferece como trama de fundo um questionamento sobre o que pode ser perdido com a interrupção de uma vida.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7677&cod_secao=1

Campanha entre usuários do transporte público conscientizará sobre os direitos do idoso

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2014 (Pnad), hoje o número de indivíduos no Brasil com mais de 60 anos de idade já é superior a 28 milhões de pessoas, representando cerca de 13,7% da população do País. Tomando por base a importância de se fazer valer os direitos do idoso e em referância ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, haverá o lançamento da “Campanha Idosos Primeiro”.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7701

Julho:

Projeto de incentivo à leitura beneficia comunidades em situação de vulnerabilidade


A iniciativa busca promover a leitura em 30 bibliotecas comunitárias no Ceará, atendendo 3.700 crianças, adolescentes e comunidades locais. Realizado pela Casa do Conto, local onde são organizadas ações de estímulo a leitura, o Projeto Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar a alfabetização em comunidades de baixa renda do Ceará, promovendo o incentivo e o hábito da leitura.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7745&cod_secao=1

Alice Domenech, do projeto que resgata valores pela arte, relata como contar histórias muda a vida de 400 crianças

Alice Domenech, mãe de sete filhos, 12 netos, 30 anos de trabalho como professora e uma grande vontade de fazer algo mais. Chegado o momento da aposentadoria, tempo livre, descanso! Talvez fosse a hora da tão merecida folga. Mas, segundo a própria Alice, ela precisava se sentir útil. Foi então que  resolveu desenvolver uma atividade partindo daquilo que ela sabe fazer com primor: contar histórias para crianças.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7775

Agosto:

Atitude Afro: blog ressalta protagonismo negro e reitera a importância da representatividade na comunicação


Jornalista Evillyn Regis decidiu transformar sua dor numa missão de vida. Com o projeto, ela busca propiciar valorização e condição de igualdade de acesso a oportunidades, além de levantar o debate sobre a questão da proporcionalidade no mercado.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7813&cod_secao=1

Casa do Sol Nascente resgata o sentido da vida de pessoas soropositivas, com apoio emocional e tratamento

Há 15 anos, a Instituição Casa do Sol Nascente de Fortaleza acolhe pessoas com o vírus HIV (soropositivas). A entidade desenvolve um trabalho de suporte emocional, prevenção e tratamento de traumas causados por situação de discriminação e estigma

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7820

Setembro:

Em sua oitava edição, Marcha pela Vida traz como tema: Amamos a vida da mamãe e do bebê


A iniciativa do Movimento em Favor da Vida e Não Violência (Movida) vai reunir pessoas que defendem o direito à vida desde a concepção e são contrárias ao aborto. Nesta sexta-feira (9), Dom Rosalvo, bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza, participará da reunião de organização da Marcha pela Vida 2016, que acontecerá às 16 horas, na Faculdade Católica -Seminário da Prainha. Também estarão presentes diversas pastorais, movimentos e comunidades da Igreja.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7882&cod_secao=1

Setembro Amarelo: psicanalista Daniel Franco fala sobre a interrupção da vida e como prevenir

Relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que 804 mil pessoas cometem suicídios todos os anos. O equivalente a 2.200 suicídios por hora, 91 por minuto.O Brasil ocupa a oitava posição. No mês de atenção maior ao tema, a Agência da Boa Notícia conversou com o psicólogo e psicanalista da Universidade Federal do Ceará (UFC), Daniel Franco, acerca do assunto

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_noticia=7906&cod_secao=1

Outubro:

Campanha arrecada brinquedos e roupas para crianças da região metropolitana de Fortaleza


Ação organizada pela chef Dannia Lucena tem o objetivo de angariar brinquedos e roupas para cerca de 100 crianças da comunidade Jurema, no município de Caucaia. A campanha “ Alegrando e Saboreando” proporciona as crianças e também os pais um momento de alegria no dia 12 de outubro.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7937

Outubro Rosa: Depoimento de quem viveu e superou o câncer de mama

Dona Lindalva Medeiros, aposentada, dona de casa, mãe, avó, e  senhora de um espírito aventureiro grandioso. Pé na estrada é com ela mesma, adora viajar. Mas, em 2011, na estrada da vida, uma curva acentuada a pegou de surpresa e trouxe uma notícia de grande impacto: o diagnóstico de câncer de mama

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=7955

Novembro:

Agência da Boa Notícia revela, hoje, os vencedores do Prêmio Gandhi de Comunicação 2016


A Agência da Boa Notícia (ABN) realizou a solenidade de entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação aos vencedores da nona edição do concurso. Antes da premiação, a ABN promoveu o Fórum Comunicação e Pauta Positiva – um olhar sobre os processos de produção dos meios e a interpretação da sociedade. A programação aconteceu no auditório Waldyr Diogo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=8011

Resgate e carinho: Lar Três Irmãs e o trabalho voluntário com idosos

Dona Vanda Maria é uma dessas pessoas que não se acomoda quando o assunto é ajudar ao próximo. A vontade de fazer diferente teve início quando resolveu tomar para si a responsabilidade de cuidar da velhice de seu pai. Tudo começou numa casa humilde, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza.  Ao abrir as portas da casa para idosos em situação de vulnerabilidade, ela percebeu que o trabalho voluntário de doar um pouco de si para os mais velhos já fazia parte de sua vida. Tornou-se imprescindível. Assim ela passou a cuidar de seu pai e também dos idosos que chegavam e precisavam de atenção.

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?cod_secao=1&cod_noticia=8031

Dezembro:

Projeto Sorriso Grisalho e o trabalho voluntário que resgata autoestima


Os alunos, com a orientação dos professores, vão até instituições que abrigam idosos para cuidar da saúde bucal, dos sorrisos. As entidades acolhidas em 2016 são: Lar Sagrado Coração, Lar três Irmãs e a Unidade Abrigo, todos localizados em Fortaleza

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?t=projeto-sorriso-grisalho-e-o-trabalho-voluntario-que-resgata-autoestima&cod_noticia=8050&cod_secao=1

Força, foco e fé: Associação Resgate abriga sonhos e revela talento

Para Érica Ferreira, 21 anos, o judô é motivo de alegria. Treina há quinze anos na Associação Resgate e leva muito a sério o esporte em sua rotina. Hoje, ela sonha com as Olimpíadas de Tóquio, em 2020

Leia mais:https://boanoticia.org.br/noticias_detalhes.php?t=forca-foco-e-fe-associacao-resgate-abriga-sonhos-e-revela-talento&cod_noticia=8097&cod_secao=1

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here