Em uma década de atuação, a Agência da Boa Notícia promove o Prêmio Gandhi de Comunicação, que, até hoje, já inscreveu 665 trabalhos, e entregou 42 prêmios para profissionais, 26 para estudantes e um para produtor de conteúdo on line. Ao longo de 10 anos, a ABN realizou, ainda 11 workshops e fóruns, sempre focando na temática da paz na comunicação.
|
Vencedores da 9ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, em novembro de 2016 |
“Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Há 10 anos, a decisão de seguir o pensamento de Mahatma Gandhi mudou a vida de um grupo de amigos e estimulou a construção de novos caminhos para a paz na comunicação. Desde o princípio, os idealizadores da Agência da Boa Notícia (ABN) refletiram que a paz é uma conquista diária, permanente e que cresce com água, sol e a terra, assim como se firmam as árvores centenárias. Em uma década de atuação, a ABN promove anualmente o Prêmio Gandhi de Comunicação – que já inscreveu 665 trabalhos – e fóruns de debates sobre temas sociais voltados para a cultura de paz ou a ameaça a esta. Assim foi semeada a ideia de incentivar a cultura da paz pela comunicação.
A Agência da Boa Notícia nasceu então como uma organização não governamental para fortalecer o compromisso com a valorização da vida na notícia. O início das celebrações é marcado pelo lançamento da 10ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, que já está com as inscrições abertas. Neste ano, serão 11 categorias e R$ 51 mil em premiações para jornalistas profissionais, estudantes de Jornalismo e profissionais e estudantes de Publicidade e Propaganda.
“É com muita alegria que comemoramos os 10 anos da Agência e do Prêmio Gandhi de Comunicação, agraciando os profissionais de comunicação que praticam o seu ofício de acordo com os princípios da cultura de paz e do respeito pelo outro. São centenas de trabalhos inscritos e outros tantos premiados. Mas a celebração é para todos que acreditam e participam desse processo do fazer comunicação com vieses éticos, justos, gentis, verdadeiros, tolerantes, prudentes, lúdicos, afetivos, até. Esta festa é de todos nós!”, destacou a diretora de Comunicação da Agência da Boa Notícia, jornalista Angela Marinho.
A trajetória ainda é longa, segundo Angela. “Há muito trabalho a ser realizado pela Agência da Boa Notícia. Queremos fazer mais e só podemos realizar nossos projetos com o apoio da sociedade, de vocês. Temos muitos planos: um novo site, publicações comprometidas com cultura de paz, exposições, seminários e palestras com a participação de profissionais e estudantes”. O compromisso da ABN, acrescentou a jornalista, se fortalece e cresce junto com a vontade de todos em participarem deste momento de regozijo pelas boas coisas que foram construídas e que estão por vir. “Em nome dos que fazem a Agência da Boa Notícia e o Prêmio Gandhi, agradeço a todos e todas que participam, nos seguem, nos compartilham, acompanham a nossa jornada em nome da paz e do bom Jornalismo”.
Prêmio Gandhi de Comunicação
Principal produto da ABN, o Prêmio Gandhi de Comunicação tem por objetivo incentivar profissionais de comunicação a produzirem boas notícias, dentro dos princípios da cultura de paz. Desde 2008, o “Gandhi” inscreveu 665 trabalhos, sendo 418 profissionais, 234 de estudantes e 13 de produtores de conteúdo online. Nosso recorde foi a edição de 2016, com 120 inscrições. Ao todo, a ABN entregou 42 prêmios para profissionais, 26 para estudantes e um para produtor de conteúdo online, somando R$ 321.500,00 em recursos financeiros. Cada vencedor ganha um cheque, que varia de R$ 3 a 6 mil e uma pequena estátua do Gandhi em resina.
Das três categorias iniciais – Jornalismo, Publicidade e Estudante Universitário – evoluímos sete em 2009 e nove em 2011, com a ampliação para a área acadêmica (Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs) e Jornalismo na Internet. Em sua nona edição, crescemos para 10 categorias, com “conteúdo on line”, abrindo espaço para produções nacionais, sem a exigência de formação profissional na área. Em 2017, o prêmio cresce para 11 categorias, voltando a premiar estudantes de Jornalismo nas modalidades de impresso e eletrônico. Serão distribuídos R$ 51 mil em premiações.
Na análise do presidente da ABN, professor Souto Paulino, o Prêmio Gandhi de Comunicação, neste ano, chega à sua décima edição perfeitamente integrado aos objetivos da Agência da Boa Notícia, que pontua como missão o estímulo à cultura de paz através da comunicação, para fortalecer, na notícia, o compromisso com a valorização da vida.
“O Prêmio Gandhi está perfeitamente sedimentado, objetivando a disseminação da cultura de paz, fomentando a relação da ABN com os profissionais e estudantes de comunicação, dando destaque aos trabalhos que mais contribuíram para a ampliação da cultura de paz e que, sobretudo, chamam atenção da sociedade para a significativa importância da temática que elegemos: a paz pela comunicação”, afirmou Souto Paulino.
Workshops e Fóruns
A entrega do Prêmio Gandhi de Comunicação é um acontecimento importante para os profissionais de comunicação. Para agregar valor à presença do público, a ABN passou a incorporar debates sobre temas voltados para a cultura de paz e o compromisso ético dos presentes com o exercício profissional. A partir daí, tiveram início os workshops, depois transformados em fóruns, com a presença de profissionais de diferentes áreas, além de jornalistas como sociólogos, filósofos, advogados, antropólogos, dando uma visão diferenciada de cada tema apresentado. Segundo o presidente Souto Paulino, além do intenso entusiasmo dos que, anualmente, concorrem e participam com o esforço intelectual no Prêmio Gandhi, “merecem relevância os conteúdos dos workshops e fóruns”.
Em 10 anos de atuação, a ABN incentivou as seguintes reflexões:
– 2007: “Comunicação e Boas Notícias”;
– 2008: “Comunicação da Violência ou Violência da Comunicação?”
– 2009: “Comunicação e a arte de fazer o bem”;
– 2010: “A Comunicação e a notícia da vida”;
– 2011: “Comunicação e a Paz na Natureza”;
– 2012: “Comunicação e Felicidade” – Uma reflexão sobre o papel da mídia para o bem-estar coletivo.
– 2013: “Comunicação e Juventude – Uma reflexão sobre o desarmamento e a cultura de paz: O jovem como agente e vítima da violência”.
– 2014:“Comunicação e Criminalidade – Uma reflexão sobre a desigualdade social que impulsiona a violência e a responsabilidade dos meios no enfoque sensacionalista da notícia”.
– 2015: “Comunicação, internet e mídias sociais – uma reflexão sobre o crescimento da cultura do ódio através dos processos de comunicação”.
– 2016: “Comunicação e pauta positiva – um olhar sobre os processos de produção dos meios e a interpretação da sociedade”.
Quem somos
A equipe interdisciplinar da Agência da Boa Notícia une experiências de diversas áreas. Hoje, o jornalista, professor universitário e escritor Souto Paulino é o presidente da instituição; o empresário Luís Eduardo Girão é o diretor financeiro; a jornalista Angela Marinho, diretora de Comunicação; o consultor de empresas Carlos Eduardo Bandeira Araújo é o diretor Institucional e de Projetos; o jornalista Moacir Maia, secretário geral. No conselho fiscal, estão o engenheiro Fernando Lobo, o advogado Érico Silveira e o radialista Odilon Camargo. Fazem parte da equipe a jornalista e pós-graduanda em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Cely Fraga; a jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação, Márcia Rios; e a secretária Joana D’Arc Martins.
Mais informações: (85) 3224-5509