Família atendida pela Associação Caatinga, no Sertões de Crateús. Foto: Reprodução/Associação Caatinga/Éden Barbosa

Uma ação beneficente destinará 8.400 unidades de repelentes e 4.398 vales-alimentação para famílias do interior do Ceará atendidas pela Associação Caatinga, uma organização sem fins lucrativos que atua desde 1998 na proteção e desenvolvimento sustentável da Caatinga.

A instituição tem como objetivo principal garantir a conservação das terras, florestas e águas do bioma, além de promover a resiliência das comunidades rurais diante dos desafios do semiaridez e do aquecimento global. A ação é uma iniciativa da multinacional SC Johnson e contemplará a região dos Sertões de Crateús.

Serão beneficiadas 733 famílias que vivem no entorno da Reserva Natural Serra das Almas e que sofrem com o aumento significativo de casos de dengue. Conforme o Ministério da Saúde, até 19 de maio deste ano, houve um aumento de 21% nos casos prováveis da doença em comparação ao mesmo período do ano passado, totalizando cerca de 1,2 milhão de ocorrências em todo país.

De acordo com Daniel Fernandes, coordenador-geral da Associação Caatinga, As comunidades atendidas pelas doações ficam em distritos rurais, onde muitas vezes o atendimento médico é mais complexo e de difícil acesso. “Por isso, a prevenção é ainda mais importante e os repelentes fazem grade diferença na vida dessas famílias”, ressalta Daniel, reforçando que o uso de repelentes e a eliminação de focos de água parada são essenciais no combate à dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos.

ECONOMIA LOCAL

Daniel Oliveira frisa que os vales-alimentação serão pagos em cartões pré-pagos que poderão ser utilizados nos comércios da região exclusivamente para aquisição de alimentos, apoiando, assim, a economia local. “Essa iniciativa não apenas contribui para o bem-estar das famílias, mas também ajuda a reduzir a vulnerabilidade socioeconômica, além de estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a erradicação da pobreza, a promoção da agricultura sustentável, a saúde e bem-estar, e a conservação da vida terrestre”.

ATUAÇÃO NO CEARÁ

A companhia SC Johnson foi fundamental para a criação da Associação Caatinga, que hoje preserva mais de 6 mil hectares de Caatinga na Reserva Natural Serra das Almas, desenvolve atividades de educação ambiental em mais de 40 comunidades e impacta cerca de 4.000 famílias. A multinacional também ajudou a fundar, ainda na década de 1960, a Escola Johnson, que hoje integra a rede pública estadual de ensino, localizada no bairro Guararapes, em Fortaleza, sendo referência na educação inclusiva.

Em 1937, a companhia fundou a Fazenda Raposa, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMFor), com objetivo de fomentar a pesquisa sobre produção de cera a partir de palmeiras como a carnaúba, sendo posteriormente doada à Universidade Federal do Ceará (UFC).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here