Posto de Troca na Praça do Ferreira. Foto: Falcão Jr

O Ceará Natal de Luz traz mais uma vez, além de uma vasta programação artístico-cultural, um compromisso com o meio ambiente. A partir desta quarta-feira, 27, e até o último dia do evento natalino, 23 de dezembro, quem for à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, poderá trocar garrafas plásticas por mudas frutíferas, ornamentais e medicinais. A meta é distribuir 100 mil plantas somente neste ano, batendo a marca de 1,5 milhão de mudas distribuídas ao longo de toda a história da ação ambiental.

A iniciativa que existe desde 2007 está em consonância com os anseios da sociedade de preservação do planeta. Além de retirar e reciclar as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente, a ação do Ceará Natal de Luz contribui para o reflorestamento.

“Temos uma parceria com a Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza), doamos 24 mil mudas a eles, que repassam à população e se encarregam de tomar nota para onde vai cada exemplar, fazem uma ficha do destinatário, tudo organizado. Já as garrafas recolhidas são doadas à Enel e revertidas em créditos de energia para a Associação Nossa Casa Mãe África, que cuida do Coral da Luz, é uma relação onde todos ganham”, esclarece Assis Cavalcante, coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza.

Assis Cavalcante pontua ainda que o Natal, uma festa tão popular e aguardada no calendário da cidade, é o momento para impulsionar transformações. “Nossa contribuição é para a construção de um ciclo de aprendizado para essa nova geração. O meio ambiente precisa de ações no presente”, ressalta.

Troca de mudas

O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais funciona na Praça do Ferreira, de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, e nos domingos, de 16h às 19h. Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml. Entre as espécies disponibilizadas estão caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí, ipê e cidreira.

Livro dos recordes

Vale acrescentar que, em 2008, um ano após o lançamento da ação ambiental, o Ceará Natal de Luz foi devidamente registrado no Guinness Book, o icônico Livro dos Recordes. Foram plantadas 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. A marca recordista anterior pertencia às cidades de Itu e Piracicaba, ambas no interior paulista, com 30 e 50 mil mudas, respectivamente.

Serviço

Posto de Troca
27/11 a 23/12
Segunda a sábado: 8h às 19h
Domingo: 16h às 19h
Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here