Para Pablo Picasso, as cores, como características, acompanham as mudanças das emoções. Pois bem. Você se sente ansioso em um ambiente completamente amarelo? Já ouviu dizer que as cores do McDonald’s são propositais? E a cor azul, te faz sentir mais calmo e relaxado?


Voltemos para Johanna Basford, a autora do livro de colorir para adultos  Jardim Secreto – Secret Garden –, que vendeu mais de um milhão de cópias em 22 línguas diferentes. Trata-se de uma ilustradora especializada em preto e branco (P&B) para marcas como Nike e Absolut Vodka que, simplesmente, criou um livro para que as pessoas passassem a colorir suas ilustrações e, então, desestressar.


 


Você pode até pensar que compreender a teoria da Psicologia das Cores seja algo muito complexo, mas não é bem assim. Poucos estudos foram conduzidos nesta área, mas alguns significados são bem claros. Por exemplo, a evocação de emoções, como a raiva a partir de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), ou a sensação de calma trazida pelo azul, verde e roxo. 


 


Diversas culturas antigas, entre elas a egípcia e a chinesa, praticavam a cromoterapia ou utilizavam as cores para trazer algum tipo de “calma”. Hoje, tanto no branding quanto na tentativa de se criar um ambiente de escritório envolvente, profissionais são contratados para relacionar atributos essenciais das marcas a cores que causem certos efeitos psicológicos no público-alvo.


 


Não estou aqui para discutir a Psicologia das Cores, e sim falar do efeito relacionado a marketing e gestão que o livro de colorir para adultos trouxe ao nosso cotidiano. Seja você profissional de marketing que busca ampliar o número de amantes da sua marca ou gestor que precisa de líderes mais eficazes. 


 


Antes de minha abordagem, tive que experimentar. Na primeira vez em que saquei o livro e coloquei em cima da mesa do escritório, olhei para os lados, pois me senti uma criança novamente. Mas, sejamos honestos: colorir é divertido. Não importa a idade e o fato de que sou daltônico.


 


Por trás de um simples livro “antiestresse” estão conceitos conhecidos por nós e que tornam essa atividade tão viciante e prazerosa, por exemplo, a cocriação. Não se trata dessa arte de sermos líderes solitários que irão salvar uma organização, mas sim de líderes que buscam criar uma obra-prima, em conjunto com nossos colaboradores, para fazer parte de algo muito maior.


 


Escuto de muitas pessoas: “Não sou criativo o suficiente.” Digo que esse livro é capaz de fazer brilhar, exercitar o outro lado. Não é preciso ser um ilustrador renomado para concluir uma obra-prima. Assim como em uma organização, você não precisa ser genial em todas as funções ou tarefas. Você precisa, sim, trabalhar em rede e criar uma obra-prima que traga o sucesso organizacional.


 


A mesma coisa acontece com as marcas. Veja exemplos de marcas que deixam seus consumidores participarem das decisões mais importantes: Netflix e Napster. Imagine que você possa dar sugestões de como elas devem ser ou quais devem ser os próximos passos dela. Imagine se você pudesse colocar seu nome no produto delas ou até sugerir qual modelo deve entrar com determinado vestido em um desfile de moda. 


 


A cocriação humana é a verdadeira revolução. Você precisa fazer parte do todo se quiser ver a evolução da sua marca ou da sua equipe. Imagine a satisfação de um potencial talento quando ele sente que faz parte de uma criação maior da organização. O prazer que a cocriação de um livro de colorir pode trazer a você pode ser maior do que uma organização ou marca podem gerar sozinhas. Organizações precisam achar maneiras de atrair seu consumidor ou futuros talentos com diferentes habilidades.


 


Outro aspecto a se discutir sobre esses livros para adultos é a máquina do tempo, como disse no início deste texto. Reviva um momento no qual você não tenha responsabilidades, compromisso e preocupações. Volte a ser criança. Longe da tecnologia, das mensagens, e-mails e contas a pagar, esse livro traz mais cor à vida. 


 


Em um mundo de rápidas mudanças, os desafios se tornaram mais complexos. Para descomplicar, encontre a sua página e vá colorir. Queremos, a todo momento, refletir nossas visões na linguagem e no estilo que preferimos. Este é o sucesso do Jardim Secreto e de todo o conceito que existe por trás da cocriação. Dizem que toda a pessoa deve plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho. Todo mundo quer fazer parte de uma obra-prima, um projeto de sucesso. Plante, escreva e não esqueça de colorir. 


 


Você já parou pra pensar de qual obra-prima está fazendo parte? Ainda não? Então procure por uma, inicie o seu projeto e recrute seus cocriadores.


 


* Paulo Crepaldi, 33, é especialista em Neuromarketing e Situational Leadership. Atualmente é sócio e Diretor Executivo da ING Marketing & Training – empresa pioneira na implementação do conceito Behavior Designer no Brasil.


 


Fonte: Fonte: Seven Public Relations – www.sevenpr.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here