A comunicação pode ser a causa da aproximação ou do afastamento das pessoas dependendo de como se usa as palavras para se chegar a um lugar comum de entendimento.


A qualidade de nossas vidas é a qualidade de nossa comunicação.  Por sua vez, a qualidade da comunicação com o outro depende da qualidade da comunicação consigo mesmo. As confusões de compreensão tem suas raízes no uso incorreto das palavras que por terem dúbios sentidos podem sofrer interpretações díspares nas quais os comunicadores se perdem em conteúdos criados conforme seu modelo de mundo, distanciando-se do real significado do que está sendo dito. De uma forma mais ampla podemos deduzir que as guerras religiosas existentes hoje no planeta são frutos de concepções divergentes de uma mesma fonte.


A Programação Neurolinguística – PNL criou um conjunto de perguntas estruturadas que ajuda a compreender o que realmente está sendo transmitido quando se diz uma palavra.  É preciso entender que a palavra tem dois aspectos: uma é a letra a qual se pode fazer uma analogia com o corpo, a parte visível, tangível. Outro aspecto é o significado, a alma, a parte invisível, intangível que está dentro do corpo e contém a real mensagem.

 

Quando os comunicadores se limitam a parte concreta da palavra, cada um entende da forma coerente com seu modelo de mundo e a comunicação não cumpre a sua função de aproximação.


A maior parte das comunicações, estabelecidas diariamente se dão no nível superficial, onde apenas tocamos a superfície das palavras deixando a essência sem esclarecimento, gerando mal-entendidos, distorções e conflitos.


Para melhorar a qualidade na comunicação, a PNL  utiliza o  método socrático, que atualmente é conhecido como  Coaching, para elaborar perguntas inteligentes a fim de entender  a mensagem implícita dentro da palavra explícita.


Estas perguntas tem o objetivo de recuperar os pedaços perdidos e elucidar o que realmente cada palavra significa. As palavras são representações simbólicas que estão repletas de conteúdos e, entender o que realmente o interlocutor está querendo dizer, ajuda a construir uma comunicação de qualidade, na qual o que está sendo dito de forma objetiva e simples,  está verdadeiramente representando uma experiência subjetiva mais profunda e complexa.


Do contrário, se falta pedaços de compreensão, a comunicação fica empobrecida e em consequências, as escolhas ficam limitadas.


Fazer perguntas para se entender o que está sendo dito, na íntegra é o objetivo dos curso  Arte de fazer Perguntas, que ministramos, periodicamente, para comunicadores, coaches, professores, facilitadores e todos aqueles que usam a palavra para transmitir conhecimento.


* Magui Guimarães é master em Coach & Neurolinguística – magui@maguiguimaraes.com.br / http://maguiguimaraes.com.br

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