“Seja a mudança que você quer no mundo.” Gandhi Do coração do sertão à beira-mar, das serras à cidade, um radinho a pilha leva ao ar música e notícia para quem quiser escutar. Hoje, os ouvintes podem acompanhar suas emissoras favoritas de várias outras maneiras, até pelo celular. Tão simples quanto onipresente, o rádio está ao alcance de todos, ou melhor, todos somos alcançados por ele, o que lhe confere papel de destaque no âmbito da divulgação de cultura e informação. Para usar uma expressão bem adequada, temos sido bombardeados por noticiários tétricos. Por isso mesmo, em contraponto, é vital cultivarmos a comunicação pela paz no rádio.

 

Nesse contexto, destaca-se a Rádio Universitária FM 107,9 por ser uma emissora educativa e pública na qual jornalistas e radialistas atuam com compromisso ético. Criada pela UFC em 1981 e vinculada à Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, é pioneira na difusão de programas voltados para a comunicação pela paz.

No ar desde 1997, veiculado de segunda a sexta às 15 horas, a proposta do Por uma cultura de paz é sintetizada em seu bordão: “Seja você também um dos construtores da cultura de paz”. Vivo a feliz oportunidade de atender a esse convite – e hoje faço o Todos os Sentidos e o Sem Fronteiras: Plural pela Paz, projetos de extensão da UFC, ambos irradiados pela Universitária FM às 14 horas na quarta e no sábado respectivamente.

O Sem Fronteiras: Plural pela Paz traz em seu nome a abertura para a alteridade e a luta pela paz. O bordão também resume o espírito de trabalho coletivo e de respeito à diferença: “Trabalhemos juntos com reverência à diversidade”. No ar desde 1998, está comemorando 10 anos de prática constante na tessitura de um mundo mais belo e justo.

A comunicação pela paz no rádio envolve outros temas: o Todos os Sentidos busca, desde 2003, dar voz às pessoas com deficiência e àquelas que convivem, trabalham ou fazem arte e ciência com elas, procurando desconstruir preconceitos e colaborar para a criação de um mundo para todos. Para isso, cabe levar à mídia cidadãos que, apesar da discriminação, têm superado barreiras arquitetônicas e atitudinais, mostrando que talentos e limitações são inerentes a todos e que a diferença é qualidade intrínseca de cada um de nós.

É nesta freqüência que os comunicadores afinados com a paz convidam você a vibrar. Queremos estar em fina sintonia com a transformação pacífica. Com a palavra, o povo brasileiro: nova esperança no ar!
Henrique Beltrão
é poeta, radialista e professor. Apresenta os programas Sem Fronteiras e Todos os Sentidos, na Rádio FM Universitária FM 107,9 Mhz

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here