Imagem: Divulgação
O atendimento gratuito para crianças e jovens busca oferecer uma melhor qualidade de vida, sendo necessário o conhecimento das pessoas sobre a existência do projeto.

Fundada em janeiro de 2002, a Associação Beija-Flor realiza atendimentos e acompanhamentos clínico para crianças, jovens e adultos com malformação facial. O tratamento de lábio leporino (fissura labial) e fenda palatina são os mais comuns realizados na Associação, que conta com uma extensa lista de profissionais como médicos, cirurgiões-dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, dentre outros.

Atravessar uma pandemia como a do Covid-19 não é fácil para ninguém tendo em vista o alto desemprego no país, o aumento de pessoas com fome, e a grande recessão econômica. A Associação, os seus pacientes e familiares não saíram ilesos dessa crise e vêm enfrentando dificuldades em continuar fornecendo tratamento e as demais assistências para as pessoas que frequentam e precisam do projeto.

Como a instituição filantrópica realiza um trabalho atendendo a diversas demandas, é comum surgir sempre uma nova necessidade, até mesmo pela extensa quantidade de pessoas que são atendidas pela unidade. Atualmente, são realizados mensalmente 400 atendimentos, e ao todo 1.170 constituem o número de pacientes cadastrados.

Há 18 anos cuidando dessas pessoas, o fundador e presidente da Associação beija-Flor, o cirurgião-dentista Dr. José Ferreira da Cunha Filho, entende que “o grupo de profissionais da saúde devem oferecer tratamento gratuito integral e voluntário dentro do projeto, além de acompanhar o paciente com alguma anomalia facial desde a infância até a fase adulta”. Não apenas cuidar da saúde, também é trabalhada a reivindicação de direitos e inclusão do indivíduo, para que haja a sua completa reabilitação social e emocional.

Em virtude de uma alta procura por tratamento, faz-se necessário doações para o projeto, pois é uma maneira de ajudar as famílias atendidas pela Associação, que precisam também de cuidados, dado o atual cenário de desemprego e baixa renda. Está disponível a opção de depósito bancário, ou como doação de fraldas, podendo ser de todos os tamanhos e marcas, cestas básicas sem alimentos perecíveis, produtos de higiene, até mesmo o trabalho voluntário no projeto é bem-vindo.

A ABF está situada em Fortaleza, na Avenida Alberto Craveiro, 2222, bairro Castelão, dentro do Condomínio Espiritual Uirapuru. Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido na Associação visite as redes sociais com o perfil de @associacaobeijaflor, o mesmo para Instagram e Facebook. No Instagram, há o link na bio que facilita uma doação através do site PagSeguro, o telefone para contato é o (85) 3295-0812.

 

Fissura Labiopalatal

Imagem: Divulgação



A fissura labiopalatal, fenda palatina e outras anomalias craniofaciais são acometidas desde o nascimento da criança e é necessário uma rápida intervenção para tratamento. Hoje é cada vez mais comum na sociedade, e não algo raro, como já dito no passado. O risco de malformação congênita em pais jovens e não consanguíneos é de 3% a 4%, ou seja, a cada 100 crianças nascidas, 3 ou 4 podem desenvolver alguma malformação, sendo a fissura labiopalatina a mais comum na face.

A Beija-Flor oferece múltiplas opções de tratamentos em seu espaço de atuação. É disponibilizado acompanhamento de profissionais como fonoaudiólogo, dentista, psicólogo, e as cirurgias plásticas reparadoras são uma dessas opções, onde revitalizam não só a aparência do paciente, mas também sua auto estima e facilitam a sua inclusão social. 



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here