Presépio, do Latim Presepium, significa Manjedoura. Na Idade Média, 1223, na Itália, São Francisco de Assis celebrou o Natal reproduzindo o cenário do nascimento de Jesus.


A ideia se espalhou. Em Fortaleza as Lapinhas persistem carinhosamente montadas por famílias festejando a Natividade. Conheço-as nos bairros. Mucuripe: a de D. Raimunda da Costa Santos – rua Senador Machado, 290 (distribui de brinquedos à criançada na tarde do dia 25); Vila União: a de Wagner Pereira – rua Frei Vicente Salvador, 869 (Queima de Lapinha Dia de Reis) e a de D. Neuzinha Rocha – rua Raul Cabral, 614 esquina com Antônio Coréia (tem mais de 30 anos ). Jacarecanga: a de D. Georgina Arruda Pontes – rua Braga Torres, 671 – premiadíssima, com mais de 67 anos); a de D. Enoe Freire da Silva – av. Filomeno Gomes, 293, utiliza pedras retiradas do mar); duas na rua Aprendizes Marinheiro, nº 394 das irmãs Zilmar e Nely Lima ( com uma estrela que pertenceu a Igreja da Sé) e vizinho a de D. Maria Zélia de Lima Pereira (com São Francisco). Na Marcondes Pereira, nº 1077 instalei com Franklim Wangss no Instituto Aquilae, do dr. Severo Júnior. Joaquim Távora: Travessa Carlos Vasconcelos, 2411, tem o de Maria Antônia Silva de Carvalho; av. Antônio Sales, 980 a de D. Antônia Isaias de Araújo; na João Brígido nº 227 a de D. Maria Martinha Alves da Costa (Naná) e no nº 200 a de Elizabete Braga Marinho (Betinha).Na rua Sebastião Lemos, 255/101 a do casal Iracema Vieira Braga/Garrido Braga; na Fiscal Vieira, 3382 a de D. Francisca Trajano e Maria Edenir; o prof. Expedito P. Lima instala na Aguanambi, 1564 apts 301/302. Pio XII: a de d. Maria José Oliveira Rocha (d. Mazé) rua Ana Gonçalves, 702. Aldeota: casal Ana Memória/Stênio Holanda, rua Carlos Vasconcelos, 472//603; na Tibúrcio Cavalcante c/Deputado Moreira da Rocha tem a de D. Maria Izete Rodrigues. Messejana o de d. Lúcia Dummar, nos jardins da Mansão Castelo.


Lapinhas com cidade cenográfica: a de Sônia Maria Bastos Barbosa, rua Andrade Furtado, 515/701 e a de d. Lucila Norões. Também existem nas Igrejas Católicas. Visitá-las é reverenciar o Menino Jesus!


* Artigo publicado em 10.12.2010 no jornal O Estado e reproduzido neste site com autorização do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here