Em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova York, Wall Street surpreendeu o mundo, que ficou de mãos atadas amargando por quase uma década o resultado da crise provocada por esse evento. Hoje, quase um século depois, foi o mundo que surpreendeu Wall Street, quando o movimento pacífico “Occupy Wall Street” – formado principalmente por jovens que não aceitam a pobreza que lhes é imposta por um sistema que privilegia os grandes capitalistas – vem mostrar o quanto o mundo aos poucos está mudando, e hoje essa mudança acontece de forma cada vez mais rápida. O chamado movimento dos 99% que começou pacificamente em Nova York vem ganhando adeptos pelo mundo inteiro. Vem somarem-se a ele os movimentos dos “indignados” que já vem acontecendo em vários países do mundo, protestando e questionando todo um sistema global que massacra pessoas, culturas e meio ambiente, sufocando qualquer esperança de um mundo melhor.

A mídia global vem noticiando esses manifestos como uma simples reação de jovens contra o desemprego gerado por mais uma crise do capitalismo. A coisa no entanto é muito mais séria e muito mais profunda. As manifestações em escala global refletem uma inevitável mudança pela qual a Terra está passando a caminho de uma Nova Era. Os que ainda mantém o poder usarão de subterfúgios para tentar comprar a calma desses indignados, oferecendo-lhes alguma vantagem dentro do capitalismo, novos empregos em alguma área, acesso a alguma tecnologia, mas eles não irão parar. A força que os move não é apenas econômica nem política e nem mesmo um ideal ecológico ou ético. A força que os move é espiritual. Mesmo que muitos não saibam, é a alma de cada um que os está movendo neste momento, conectada à alma do próprio Planeta, e todas essas almas são guiadas e assistidas diretamente pela espiritualidade que está aqui presente trazendo todas as energias necessárias para que o nosso Planeta possa realizar, enfim, a sua transição.

Esse processo de transição ainda continuará por um tempo apresentando situações críticas, conflitos, protestos não tão pacíficos, e veremos o natural choque entre aqueles que trazem a energia e a ideologia da Nova Era e aqueles que por razões de interesse pessoal ou desconhecimento insistem em permanecer na velha era, onde a exploração dos mais fortes sobre os mais fracos tem causado tanta dor e sofrimento ao longo da existência humana no Planeta. A chegada da Nova Era, no entanto, é inevitável e recomendo que todos façam uma revisão dos seus valores pessoais e avaliem a sua relação com esse sistema vigente, com as outras pessoas, com os demais seres e até a sua relação com a espiritualidade. Veja se os seus valores, por mais coerentes e honestos que possam parecer, estão ou não contribuindo para perpetuar esse sistema de sofrimento. Veja o quanto você está dependente do capitalismo, da parafernália tecnológica e do consumismo desenfreado que faz com que todos queiram ter coisas para se sentirem bem e se afirmarem como pessoas, pois são esses comportamentos consumistas e destrutivos que mantém de pé um sistema de exploração das pessoas e destruição da natureza.

Por fim, uma recomendação especial para o Brasil, que hoje se encontra em um momento de crescimento econômico e parece quase não ser afetado pela mais recente crise do capitalismo. É importante lembrarmos que os países que hoje estão entrando em bancarrota já tiveram seus momentos de grande crescimento e euforia econômica. O Brasil tem tudo para ser a nação-exemplo do mundo que virá, porém, corre um sério risco de se iludir com o atual momento de crescimento e acabar seguindo os mesmos passos dos países do Norte. É importante seguirmos o nosso próprio caminho e assim como somos exemplo para o mundo na questão do pacifismo – estamos conquistando nosso espaço no cenário global sem grandes exércitos nem armas nucleares – sejamos um exemplo de Nação que cresce e evolui a partir de valores não apenas econômicos ou monetários, mas considerando toda a riqueza cultural, étnica, natural e criativa que nós temos. Sejamos um país rico não apenas em reservas de capitais, mas um pais rico em biodiversidade como ainda somos e com um povo feliz e vivendo em harmonia com todos os seres que compartilham conosco essa maravilhosa parte do Planeta Terra. Agindo assim, não teremos no futuro movimentos de indignados, teremos sim, movimentos de pessoas agradecidas, celebrando a felicidade de viver em uma Nação onde a riqueza e a abundância existem para todos, para 100% dos seus habitantes.

Publicado no blog Mensagens de Antonio Eli: http://iluminandoocaminho.blogspot.com/2011/10/por-um-mundo-sem-indignados.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here