Com o objetivo de estimular a memória dos idosos aposentados do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM), a equipe do Serviço Social promove nesta quinta-feira, 24, às 9h, a oficina “Circuito de Saúde”, do projeto “Compartilhando Experiências”, que conta com 50 participantes.
Com foco na saúde mental e nas subjetividades do ser humano, será realizada uma roda de conversa com a psicóloga do IPM Saúde, Iana Celi Silva Bezerra. A enfermeira do IPM Lar, Herica James irá orientá-los sobre os cuidados simples e fundamentais para manter a saúde em dia. A diretora do IPM Saúde, Maria do Socorro Macedo Tavares, também participará da Oficina para tirar dúvidas em relação ao acesso à assistência médica do IPM.
Os aposentados da Prefeitura de Fortaleza cadastrados no projeto terão, ainda, a oportunidade de medir pressão arterial, índice de glicemia e massagem com um profissional de massoterapia.
Sobre o projeto
O “Compartilhando Experiências” é um projeto idealizado pelo Serviço Social do IPM. O objetivo é fortalecer o que os idosos têm de mais valioso: ouvir o que o público tem a contar, auxiliar no resgate de memórias e atuar também de forma preventiva, por meio da discussão de temas como memória e raciocínio, saúde do idoso, artesanato e economia, atividades físicas e violência contra a mulher.
Esta é a penúltima oficina do projeto que iniciou em novembro passado e prossegue até maio de 2014, com oficinas temáticas mensais até o final do período.
Dados do IBGE e de diversos órgãos internacionais apontam para o crescente envelhecimento da população. O censo de 2010 realizado pelo IBGE revela que o Brasil tem 21 milhões de habitantes com mais de 60 anos. Essa faixa etária é a que mais cresceu nas últimas décadas, o que promove alterações importantes na estrutura da pirâmide etária brasileira, até então composta por uma população predominantemente jovem.
Segundo as coordenadoras do projeto “Compartilhando Experiências”, as assistentes sociais Niedja Miranda e Soraia Vasconcelos, esse cenário exige o desenvolvimento de iniciativas para construir uma reflexão sobre os aspectos inerentes à velhice, o preconceito da sociedade em relação à terceira idade, exclusão social e as possibilidades de fortalecimento da identidade.
Serviço
Oficina Circuito de Saúde
24 de abril, às 9h
Local: Rua Major Facundo, 1361, Centro
Informações: (85) 3252-2689
Com informações da assessoria de imprensa do IPM / Fotos: Divulgação IPM