As jornalistas cearenses Aline Moura e Bárbara Almeida, autoras do livro-reportagem “Auri, a anfitriã: memórias do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa”, lançam a obra na próxima segunda-feira (23),  às 18h30, no Auditório Rachel de Queiroz (Avenida da Universidade, 2762, Benfica – Centro de Humanidades II da UFC), da Universidade Federal do Ceará.  O livro é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das jornalistas formadas pela UFC, que receberam diversos prêmios locais e nacionais pela pesquisa acadêmico-jornalística. Entre eles, o Prêmio Gandhi de Comunicação 2014, na Categoria TCC, promovido pela Agência da Boa Notícia. Elas receberam troféu e R$ 3 mil. Para custear a publicação do livro-reportagem, as autoras angariaram recursos através de financiamento coletivo e campanha pelas redes sociais.


No trabalho, elas uniram jornalismo e literatura para contar as histórias de quatro internas da única penitenciária feminina do Ceará. O diferencial é que o relato é feito sob a perspectiva da própria prisão. Como um “personagem fantástico”, a penitenciária vai narrando as “versões apresentadas pelas personagens sobre seus percursos de vida, numa perspectiva humanizada sobre o Código Penal, o cárcere, a mulher em conflito com a lei e o processo de ressocialização”.


As autoras destacam ainda que “no aspecto jornalístico, a obra se insere no contexto dos projetos editoriais que buscam novos formatos narrativos para dialogar com questões de gênero, classe e raça, desviando-se das abordagens estandartizadas pela mídia convencional. Dessa maneira, a ‘anfitriã’ substitui o discurso midiático e ganha vida para narrar as histórias daquelas que lhes são muito próximas”. O livro tem projeto gráfico e diagramação do design Ed Borges e fotografias de Daniel Muskito.

FÓRUM


O lançamento da obra ocorrerá como parte da programação do Fórum Mulher e Criminalidade na Mídia, durante mesa-redonda que discutirá as abordagens sobre mulheres encarceradas feitas pela mídia convencional e os efeitos para a ressocialização.  Participarão de debate sobre essas questões a defensora pública Mônica Barroso, que passou pelos cargos de presidente da Comissão OAB Mulher e Coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado do Ceará; a jornalista Roseane Gurgel, realizadora do documentário “O caminho de volta”, que aborda as histórias de estrangeiras internas do IPF; e a jornalista Raphaelle Batista, repórter do jornal O POVO e autora de série sobre maternidade na prisão. A mediação será da jornalista e professora do curso de Jornalismo da UFC, Naiana Rodrigues, orientadora do TCC.

PREMIAÇÕES


Além do Prêmio Gandhi de Comunicação,  o livro “Auri, a anfitriã” foi agraciado com os seguintes prêmios: melhor Livro-reportagem no Expocom Nordeste, melhor Edição de Livro no Expocom Nordeste, melhor Livro-reportagem no Expocom Nacional, melhor Edição de Livro no Expocom Nacional, todos no ano passado.


Mais informações: Aline Moura (alinemourange@gmail.com) e Bárbara Almeida (barbaraalmeida90@gmail.com) / Facebook: https://www.facebook.com/auriaanfitria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here