
O Cineclube 24 Quadros, de Fortaleza, completa quatro anos de atividades este mês. Neste maio também se comemora os 100 anos de nascimento de um gênio do cinema: o norte-americano Orson Welles (1915-1985). Para comemorar as duas datas, o CineClube organizou a Mostra Orson Welles – O Centenário de um Gênio. Durante este mês, todas as sextas-feiras, a partir das 18h30, no Auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro), serão exibidos filmes do diretor considerado “o mestre absoluto da cinematografia moderna”. A entrada é gratuita.
Orson Welles nasceu na cidade de Kenosha, no Wisconsin (EUA), em 6 de maio de 1915. Começou a carreira artística como ator de teatro em Nova York. Ao atravessar o país e chegar a Hollywood, com sua ousadia, talento e criatividade, revolucionou a forma de fazer cinema. Além de ator, foi roteirista e produtor, mas deixou sua marca na história como diretor.
Na Mostra, o público terá a oportunidade de conhecer seus clássicos e entender porque grandes nomes do cinema, como os diretores como Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Costa Gravas, Jim Jarmusch, o elegeram mestre.
Em 1942, Welles veio ao Brasil filmar o Carnaval carioca e esteve no Ceará, para recolher imagens dos pescadores Manoel Olímpio Meira (Jacaré), Raimundo Correia Lima (Tatá), Manuel Pereira da Silva (Mané Preto) e Jerônimo André de Souza (Mestre Jerônimo). Eles chamaram a atenção do diretor por terem feito uma aventura: foram de Fortaleza ao Rio – na época capital federal – em uma jangada. Percorreram 2,6 mil km, com o intuito de chamar a atenção das autoridades para as precárias condições em que viviam os jangadeiros cearenses e lutar por melhores condições de trabalho. As imagens, recolhidas no Ceará e Rio de Janeiro comporiam o documentário It’s All True, que ficou inacabado.
Conheça a programação da Mostra
08/05 – Cidadão Kane (1941) – Sinopse: A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
15/05 – O Estranho (1946) – Sinopse: O detetive Wilson (Edward G. Robinson), da Comissão de Crimes de Guerra, deve encontrar o nazista Franz Kindler, idealizador dos campos de extermínio. Acompanhando de Meinike (Konstantin Shayne), que conheceu pessoalmente o criminoso, Wilson segue as pistas que levam até uma cidade universitária em Connecticut, onde vive o perfeito e insuspeito casal Charles Rankin (Orson Welles) e Mary Longstreet (Loretta Young).
22/05 – Otelo – O Mouro de Veneza (1952) – Sinopse: A tragédia do mouro Othello, que se casa com a bela Desdemona, sendo influenciado pelo nefasto Iago a duvidar da fidelidade de sua esposa. Adaptação da obra de Shakespeare filmada por Welles, em Veneza e no Marrocos, entre 1949 e 1952. Prêmio de melhor filme no Festival de Cannes.
29/05 – It’s All True (1993) – Sinopse: Em 1942, Orson Welles veio ao Brasil fazer um filme sobre a cultura local, porém o projeto não foi terminado. Este documentário mostra porque o filme não foi concluído, relatando os problemas que apareceram e mostrando cenas que chegaram a ser gravadas. O governo americano queria a produção para melhorar o relacionamento com a América do Sul, mas nem o estúdio RKO e nem o governo brasileiro gostaram do primeiro material feito. O documentário ainda reconstrói, a partir do material bruto encontrado, uma parte de Four Men on a Raft, no qual Welles conta a história de quatro jangadeiros cearenses que navegam até o Rio de Janeiro para pedir ao governo ajuda para sua gente.
Mais informações: Vila das Artes – (fone: 85 3105 1404) / Pierre Sousa Grangeiro, membro do Cineclube 24 Quadros – (fone: 85 8694 5382)