Com suas cores e alegria, o Carnaval se apresenta como um dos feriadões favoritos dos brasileiros. Foliões seguem para diversos destinos, em busca de música e diversão. Mas, nem todas as pessoas encaram o agito carnavalesco com o mesmo olhar. Neste ano, orações, solidariedade, cultura e tradição diversificam a programação do Carnaval cearense.

Renascer

Com o tema “Uma vida toda nova”, o Renascer 2016 será realizado de 7 a 9 de fevereiro. A entrada é gratuita. O Retiro de Carnaval, que acontece em Fortaleza desde 1986, será realizado em 15 locais na capital cearense e em toda a arquidiocese de Fortaleza (Fortaleza, Pindoretama, Aquiraz, Cristais, Horizonte, Redenção, Caridade, Canindé, Antonio Diogo, Pecém, Aruaru, São Gonçalo, Água Verde, Pacajus). A expectativa é alcançar 35 mil pessoas apenas no Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050). O evento também é sediado em mais de 80 cidades brasileiras. A realização é da Comunidade Católica Shalom.


A proposta do Renascer é ser um carnaval diferente, cuja alegria não acaba na quarta-feira de Cinzas. A programação conta com palestras, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações musicais.

           

O evento conta, ainda, com padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento. Cerca de dois mil voluntários se revezam nos diversos serviços do Renascer. O esforço é para que “cada vez mais pessoas possam participar dessa felicidade”, destacou Jeovana Freitas, responsável pelas ações de evangelização da Comunidade.

Renovar

A Renovação Carismática Católica do Ceará (RCC) realiza, entre 6 e 9 de fevereiro, o Renovar, o Encontro de Carnaval da RCC, que nasceu em Fortaleza e já chegou a todas as dioceses do Estado, buscando um Carnaval não só diferente, mas que proporcione uma verdadeira mudança de atitude [um ‘Renovar’ na vida das pessoas]. Serão mais de 100 locais, reunidos simultaneamente, com o mesmo objetivo: a evangelização. O encontro espera reunir um público de cerca de 120 mil pessoas nos três dias de evento no Ceará.

 

Mais informações: www.facebook.com/rccfortalezace  / www.facebook.com/RCCCEoficial/

Evoluir

O Grupo Espírita Paulo e Estevão (Gepe) promove, de 5 a 9 de fevereiro, a 18ª edição do Evoluir. Um encontro anual que é tradição entre a Família Espírita Cristã cearense e os cristãos em geral, que aproveitam o feriado que exalta a festa da carne, para reacender o amor de Jesus numa programação diferente.


Neste ano, o tema central é “Que brilhe a vossa luz”. O evento tem vagas limitadas, por motivos de acomodações e capacidade do auditório, mas o público estimado é de 300 pessoas por dia. A programação inicia já na noite do dia 05/02 (sexta-feira) com palestras abertas ao público, falando sobre Deus – a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas – com o tema “Luz Divina”, proferidas por Carlos Souza (Gepe da Água Fria) e Norma Zélia (Gepe Piedade).


O Evoluir traz durante os cinco dias, além dos 10 palestrantes, atividades evangelizadoras, recreativas e educacionais com gincanas e dinâmicas e objetiva oferecer aos participantes momentos de reflexão.


De sábado (6) até o final do feriadão (9), a programação segue no Gepe da Água Fria, de 14 às 17h30.

Mais informações: (85) 3273-3767

Encontro de Mocidades Espíritas

O Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (Emece) é um evento promovido pela Coordenação de Juventude da Federação Espírita do Ceará, que tem como objetivo a integração entre os jovens e o coletivo de mocidades, tendo em vista o desenvolvimento de ações que estimulem o estudo da Doutrina Espírita e sua aplicação, além de proporcionar a unidade do movimento espírita juvenil.


Haverá atividades, estudos doutrinários, reflexões evangélicas, trabalhos sociais e noites descontraídas de arte e confraternização. O evento será realizado dos dias 6 a 9 de fevereiro de 2016, no Colégio Olímpico, no município de Maranguape – Ceará.

Mais informações: http://emece2016.wix.com/emece

Cidadania e resgate de memória

Nesta sexta-feira (5), a primeira edição do Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias realizará diversas ações culturais e de cidadania, levando também entretenimento aos moradores e visitantes do Conjunto Prefeito José Walter. O projeto tem como objetivo o resgate das festas e tradições negras. Na programação, cortejo e apresentação do Maracatu Kizomba com cerimônia de coração de reis e rainhas negras, apresentação de danças e reis de congos em homenagem a um dos precursores dos congos em Fortaleza – o preto Xavier, e uma roda de samba no Carnaval da Saudade.


A cultura negra é uma das bases na formação do povo brasileiro. Na língua, nas artes, no folclore, nos hábitos alimentares, nas técnicas de trabalho, no imaginário nacional e na religião, contribuiu decisivamente. Porém, “nas últimas décadas do século XIX, Fortaleza passou por grandes transformações urbanas, sociais e políticas. Nesse contexto, as manifestações culturais festivas negras que ocorriam na cidade, principalmente as carnavalescas, sofreram perseguições, preconceitos e tentativas de cerceamento. Para resistir, essa cultura revelou constantes reelaborações e ressignificações a partir das vivências dos sujeitos que atuavam nessas festas”, explica Kildery Bezerra Silva, um dos idealizadores do projeto.


Portanto, o Carnaval, Cidadania e Resgate de Memórias propõe mais especificamente a revitalização de algumas práticas culturais negras ligadas às tradições carnavalescas. Entre elas, as coroações de reis negros – similar às que aconteciam na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Fortaleza; os cortejos e as apresentações de grupos de congos ou congadas – como os autos de rei congo que eram encenados nas praças e terrenos murados, além dos cortejos, rodas de sambas e maracatus, que foram bem comuns durante todo o século XIX em diversos pontos na capital, antes Província do Ceará.

Data: 05/02/16 (sexta-feira)

Horário: A partir das 15 horas

Local: Pólo de Lazer do Mercado do Conjunto Prefeito José Walter – (Anfiteatro Coliseu).

Carnaval de Folias e Máscaras

O Carnaval de Folias e Máscaras de Senador Pompeu (275 km de Fortaleza) visa à valorização das tradições e das festas populares ao realizar no sábado (6) um cortejo multicultural com desfile de bandas de fanfarras e frevos, bonecos gigantes, agremiações de maracatu, escola de samba e bloco de estudantes da rede pública e privada de ensino, que participam previamente de oficinas para confecção de máscaras e fantasias. Para os idosos, está previsto um baile de carnaval nos moldes tradicionais. Toda a população também pode visitar uma exposição com fotos e adereços dos acervos de famílias que contam a história da folia no município. A programação é gratuita.

“Esse é um projeto de resgate de programações e tradições culturais pertinentes à memória do carnaval senadorense”, explica o produtor Adriano Souza, do Instituto Assum Preto, realizador do Carnaval de Folias e Máscaras.

Data: 06/02/2016 (sábado)

Horário: 8h30 – Cortejo Multicultural

Local: Saindo ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima

*Maracatu, Fanfarras, Escola de Samba, Bonecos Gigantes, Bloco Escola Feliz e etc.;

Maracatu

Finalizados os fins de semana de pré-carnaval, Fortaleza recebe com o mesmo fôlego o Ciclo Carnavalesco 2016. Neste ano, o tema escolhido foram os 290 anos da capital cearense, a serem celebrados em abril.


Na programação, destaque para os tradicionais desfiles das agremiações na Domingos Olímpio, que este ano traz como novidade mais um dia de desfiles de Maracatus, manifestação artística que em 2015 recebeu o título de patrimônio imaterial de Fortaleza. Pela avenida, de sábado (6) a terça-feira (9), passarão Maracatus, Blocos, Escolas de Samba, Afoxés e Cordões, todos selecionados via edital público.

Marchinhas de Carnaval

No Mercado da Aerolândia, sábado (6) é dia de relembrar tradicionais marchinhas de carnaval com a Banda Hits, a partir das 16 horas. Já no domingo (7) e na terça-feira (9), das 17 às 20 horas, Tarcísio Sardinha e Banda Fortaleza Alegria voltam a lotar o recém-inaugurado equipamento cultural com muita música e animação.

Piquenique

No Passeio Público, o Piquenique Bailinho segue fazendo a festa e convidando a criançada e toda a família a vestir a fantasia de sábado (6) a terça-feira (9), sempre de 9 às 11 horas. Por lá, a animação fica por conta da Charanga do Tio Marcão Lindão. A novidade para o período carnavalesco será a participação do Maracatu Infantil do Nação Iracema, que desfilará no sábado (6) e na terça-feira (9).

Passeio instrumental

Com tanta folia na cidade, recarregar as energias é essencial. Nas tardes de sábado e domingo uma boa pedida é conferir as atrações do Passeio Instrumental. A programação acontece a partir das 12h30min no Passeio Público e recebe neste sábado (6) o Trio Mistura Brasileira (Moacir Bedê, Marco Tulio e Nilton Fiore). No domingo (7), a música ficará por conta de Samuel Rocha e Nonato Lima.

Jazz & Blues

Chegou a hora de subir a serra! A Cidade Jazz & Blues foi erguida e a cidade de Guaramiranga está preparada para receber os visitantes para quatro dias de festa da música. O 17° Festival Jazz & Blues acontece de 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga, e de 11 a 13 em Fortaleza.


No palco da Cidade Jazz & Blues, ensaios abertos, shows ao pôr do sol e Jam Sessions à meia-noite vão marcar a programação nos quatro dias, com artistas renomados nacionais e internacionais e revelações da música brasileira. Roberto Menescal (ES) e Danilo Caymmi (RJ), Artur Menezes (CE), Gilson Peranzzetta Trio convida João Senise (RJ), Heriberto Porto e Thiago Almeida (CE), Toninho Horta (MG), Lorena Nunes (CE), Igor Prado (SP), Di Ferreira e Cláudio Mendes (CE), Koko-Jean Davis (Moçambique/Espanha), Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante (CE), María Toro Quartet (Espanha), Thiago Rocha e Sávio Dieb (CE), Pablo Fagundes (DF), Big Band Unifor (CE), Raphael Wressnig (Áustria) e Marcio Resende, David Krebs, Thiago Almeida e Iury Batista (CE) no show “Giant Steps – Tributo a John Coltrane”.


Quem está em Fortaleza e não tem onde se hospedar na serra, a dica é fazer o bate-volta a Guaramiranga com o Expresso Jazz & Blues, que nos quatro dias sairá de Fortaleza às 10 horas, retornando após os shows das 21 horas. Os detalhes sobre esse serviço exclusivo do Festival podem ser consultados no www.jazzeblues.com.br.

17° Festival Jazz & Blues

Data: 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga e de 11 a 13 em Fortaleza/CE.

Site oficial: www.jazzeblues.com.br.

Instagram: festivaljazzeblues.

Mais informações: (85) 3262.7230.  

Solidariedade

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoce) lembra aos foliões que Carnaval pode ser sinônimo, além de alegria, também de solidariedade.  Serão cinco dias para brincar, repousar se divertir e porque não ser solidário? O Hemoce recebe os voluntários em diferentes locais de Fortaleza, oferecendo mais opções para os doadores realizarem a boa ação.


No sábado (6), os doadores têm a opção de realizar a doação no Shopping Iguatemi.  A unidade móvel estará no shopping das 10 às 20 horas. Já nos dias 7,8 e 9 de fevereiro, a oportunidade de ser solidário acontece durante o evento religioso Renascer. A coleta será das 9 às 18, no Ginásio Paulo Sarasate, em mais um ano de  parceria do Hemoce com a comunidade católica Shalom.  


O posto de coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) não fecha nenhum dia, funciona de sábado a terça-feira das 13 às 17h30min, e na quarta-feira até às 18h30min.  No período carnavalesco, a sede do Hemoce em Fortaleza recebe os doadores até o sábado, 6, em horário normal e retoma as atividades na quarta-feira de cinzas, 10, a partir das 13 horas, assim como nos hemocentros regionais.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here