Entre as convidadas dos webinários estão Carolina Assunção, professora da pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais e em Marketing Digital no Centro Universitário de Brasília, Nathalia Ziemkiewicz, jornalista do blog Na Pimentaria, Juliana Wallauer e Cris Bartis, do podcast Mamilos, e Helena Bertho, editora executiva da revista digital AzMina.Todos os encontros serão online e as inscrições são gratuitas.
|
O projeto Jornalista 3.0 promove mais um encontro virtual para debater as transformações do jornalismo e os novos caminhos da profissão na internet. A série de webinários traz jornalistas empreendedoras que encontraram no meio digital autonomia. Todos os encontros serão online e as inscrições são gratuitas.
O tema dos seminários online é “Novas possibilidades para o jornalismo”. Serão quatro encontros virtuais durante um mês. Entre as convidadas estão Carolina Assunção, professora da pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais e em Marketing Digital no Centro Universitário de Brasília, Nathalia Ziemkiewicz, jornalista do blog Na Pimentaria, Juliana Wallauer e Cris Bartis, do podcast Mamilos, e Helena Bertho, editora executiva da revista digital AzMina.
“O desenvolvimento das novas tecnologias pode ter assombrado muitos jornalistas no início, mas muitos têm visto as infinitas possibilidades que as mídias sociais e sites de uma maneira geral oferecem ao profissional da comunicação. As novas ferramentas e softwares são nossos aliados, ampliam o alcance do nosso trabalho”, explica a idealizadora do Jornalista 3.0, Verônica Machado.
Verônica acrescenta que há muitos casos de pessoas que estão fazendo um jornalismo independente e relevante. Ela ressalta que é preciso conversar a respeito, aprender, entender novas ferramentas, ficar por dentro do que é novo e tendência. “O Jornalista 3.0 quer levar esse encontro para o máximo de profissionais possíveis no País, de forma gratuita. Os participantes podem fazer perguntas para os convidados por meio do chat e é uma grande chance de ouvi-los. É mais iniciativa do projeto em atualizar versões de jornalistas”, afirma.
Além de conhecer histórias de sucesso, o inscrito poderá participar ativamente do debate, mandando perguntas pelo chat da ferramenta. As vagas são limitadas. A plataforma de webinários permite apenas 100 pessoas por sala virtual. As inscrições são realizadas no site Jornalista 3.0.
Jornalista 3.0
O projeto foi criado em 2015 pela jornalista e especialista em Marketing Digital Verônica Machado. A missão é oferecer conteúdo sobre novas mídias, empreendedorismo e realização de projetos independentes na internet. O site é composto por um blog, séries especiais de webinários e um curso de atualização para jornalistas, o Realize. Mais de dois mil jornalistas acompanham o material.
Em entrevista à Agência da Boa Notícia, Verônica Machado fala sobre o conceito do Jornalista 3.0 e do perfil do jornalista empreendedor. Recentemente, ela promoveu um programa de protagonismo online para jornalistas, o Realize. Verônica é também empreendedora do Vidas Contadas, um projeto que conta histórias emocionantes, espontâneas e de superação de pessoas anônimas. A segunda parte da entrevista com a jornalista, que será veiculada na próxima terça-feira (3)), detalha o trabalho desenvolvido no Vidas Contadas, que traz à tona narrativas inspiradoras.
(Agência da Boa Notícia) – Explica o conceito de Jornalista 3.0 e por que é importante entender as mudanças na profissão.
(Verônica Machado) – O Jornalista 3.0 é aquele que “enxerga a internet como elemento libertador de editoriais e influências econômicas. Sabe que o ambiente digital é uma possibilidade de empreender e ter autonomia. Consegue informar um público específico e preza por um trabalho colaborativo e com propósito. É um contador de histórias reais, um realizador”. O blog tem a intenção de levar esses conceitos e conhecimentos necessários para atualizações constantes dos jornalistas.
As mudanças na profissão são intensas e merecem destaque. Isso porque o mundo mudou muito nos últimos 10 anos, com a evolução tecnológica, e os profissionais precisam acompanhar essa transformação para oferecer um conteúdo cada vez mais relevante e necessário.
(Agência da Boa Notícia) – Segundo o artigo da Soraia Lima, coordenadora de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico e Concepção de Branded Content no Senac-SP, “o velho conceito de comunicação que é comumente resumido a emissor-mensagem-receptor ganhou um outro patamar, um nível em que qualquer incluído digital pode ser, além de receptor, um produtor de conteúdo. Porém, essa questão do Jornalismo em tempos digitais perpassa a barreira do “é culpa das mídias sociais”. E isso acontece porque há décadas as empresas jornalísticas tentam encontrar em um modelo editorial e de negócios ideal para essa tal sociedade em rede”. Essa definição reflete no seu conceito de Jornalista 3.0?
(Verônica Machado) – Sim, concordo totalmente. Alcançamos um novo patamar de produção de conteúdo e sou muito otimista com isso. Essa definição é parte do conceito de jornalista 3.0. Envolve mais aspectos, como ter um propósito, a busca pelo reconhecimento e motivação.
(Agência da Boa Notícia) – Sobre novos perfis e possibilidades na profissão, como você analisa o jornalista empreendedor?
(Verônica Machado) – O jornalista empreendedor é aquele que realiza, que está na frente do que é novo e das possibilidades da profissão. É, principalmente, um agente transformador e pioneiro nas descobertas de modelos de negócios no Jornalismo. É um perfil de profissional que vai além de ser intermediário da notícia e sabe ser fundamental na produção de conteúdo na era digital (rimou). É peça chave para o cenário de comunicação que nos apresenta em um futuro breve.
Serviço
Jornalista 3.0 apresenta série de webinários: “Novas possibilidades para o jornalismo”.
Data: 24 e 31 de agosto e 8 e 14 de setembro, às 21 horas.
Vagas limitadas.
Inscrições no site: http://www.jornalista30.com.br/webinarios-jornalista30/
Programação
24/08 – Quarta-feira, às 21h.
“Como o meio digital tem influenciado a produção de conteúdo audiovisual”, com Carolina Assunção, professora da pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais e em Marketing Digital no Centro Universitário de Brasília.
31/08 – Quarta-feira, às 21h.
“Como empreender mudou minha forma de ver e fazer o Jornalismo”, com Nathalia Ziemkiewicz, jornalista do blog Na Pimentaria.
8/09 – Quinta-feira, às 21h.
“Podcast como interessante meio de comunicação na era digital”, com Juliana Wallauer e Cris Bartis, do podcast Mamilos.
14/09 – Quarta-feira, às 21h.
“Como defender uma causa pode fazer a diferença no Jornalismo”, com Helena Bertho, editora executiva da revista digital AzMina.