
Iniciativa do Instituto Idear oferece oportunidades em tecnologia a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
Mais de 120 crianças e adolescentes de três municípios do interior do Ceará foram certificados, em julho, por participarem do curso Lógica de Programação e Pensamento Computacional, promovido pelo projeto Programando e Aprendendo Itinerante, uma iniciativa do Instituto Idear voltada à educação tecnológica e à inclusão digital de jovens em situação de vulnerabilidade social.
As cerimônias de certificação aconteceram nas cidades de Itapipoca (7 de julho), Santa Quitéria (8 de julho) e Quixeramobim (10 de julho), totalizando 121 alunos certificados. Em Quixeramobim, o evento foi realizado no CEU das Artes, um dos equipamentos culturais do município.
Educação como porta de entrada para o futuro
Durante a cerimônia em Quixeramobim, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Salete Lima, celebrou a iniciativa e reforçou seu impacto na comunidade:
“Uma oportunidade onde as nossas crianças e adolescentes puderam conhecer um mundo novo dentro da informática. Estamos aqui para somar com vocês, principalmente com o Instituto Idear, que tem muita coisa boa que vem pela frente. Parabenizo todos vocês pela participação e pelo compromisso”, destacou a secretária.
Tecnologia e cidadania
O Programando e Aprendendo Itinerante é parte do compromisso do Instituto Idear de democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico e promover cidadania digital, especialmente entre jovens que vivem em regiões com menor oferta de formação na área.
Ao oferecer cursos como Lógica de Programação e Pensamento Computacional, o projeto busca desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como raciocínio lógico, criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.
Além de levar formação técnica, o projeto também abre horizontes para novas perspectivas profissionais e pessoais, atuando diretamente na redução das desigualdades e no fortalecimento de comunidades.
Educação que transforma
Com atuação na Região Metropolitana de Fortaleza e em municípios do interior cearense, o projeto segue expandindo suas atividades e impactando positivamente a vida de jovens estudantes.
A cada nova turma formada, o Programando e Aprendendo Itinerante reafirma que acesso à educação de qualidade é um direito fundamental — e uma ferramenta poderosa de transformação social.




