Um paciente de Parkinson de 52 anos está celebrando uma transformação ‘que mudou a vida’ após receber um novo tratamento medicamentoso – e um vídeo mostra a incrível diferença que fez em apenas uma semana. Damian Gath, que costumava frequentar a academia quatro vezes por semana, foi diagnosticado há dez anos com uma condição cerebral incurável que causa tremores involuntários.

Ele era chefe de operações em uma empresa de comunicações quando os sintomas começaram.”Perdi o uso dos meus dedos em meu braço”, disse o pai de quatro filhos inglês. “Eu não conseguia segurar uma caneta e estava derrubando xícaras de chá e garrafas, então fui para o hospital na minha hora de almoço do trabalho.”

Damian, que mora em Derbyshire, na Inglaterra, foi orientado a ver um neurologista que então deu a chocante notícia de que ele tinha Parkinson – uma doença da qual ele previamente não sabia nada.”Suas palavras exatas foram: ‘É uma doença cerebral degenerativa irreversível e incurável.’ Eu fiquei um pouco chocado na época.”

Damian disse que havia tentado ‘todos os medicamentos orais disponíveis no mercado’ enquanto buscava desesperadamente contrariar os efeitos da condição degenerativa. Mas cada um produzia uma série de efeitos colaterais que tornavam sua vida cotidiana uma miséria.”Tive efeitos colaterais graves de todos eles – alucinações, paranoia, depressão, ansiedade. Foi um momento muito difícil.”

Então, em junho, após a aprovação do medicamento para uso pelo Sistema Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS), ele se tornou um dos primeiros pacientes do país a receber o Produodopa, um tratamento administrado sob a pele usando uma bomba em miniatura. A bomba portátil fornece uma liberação muito mais gradual de medicamentos, resultando em um maior controle dos sintomas. Damian chamou o tratamento de revolucionário.

Um vídeo emocionante mostra como, depois de anteriormente lutar para controlar seus movimentos espásticos do corpo superior, ele conseguiu facilmente fazer uma xícara de café – apenas sete dias depois. “Tem sido extraordinário e mudou minha vida”, disse ele. “Consigo sentar na frente da TV sem dor – e consigo dormir uma noite inteira de sono.

“No passado, eu parava de tomar meu último comprimido às 21h e, quando aquilo passava, você voltava aos sintomas brutos do Parkinson. Porque este medicamento é liberado lentamente no corpo, e posso aumentar e diminuir até certo ponto, tenho controle sobre quanto está sendo administrado.”

O melhor de tudo, o novo medicamento, que ainda não está disponível nos EUA, não produziu efeitos colaterais para Damian até agora. “A experiência mais impactante é a perda da dor e a capacidade de me mover de forma muito mais normal.Eu moro perto do Peak District e temos algumas caminhadas e passeios bonitos ao nosso alcance. Estou esperando poder voltar a fazer isso.”

Provedores de saúde do NHS, como o Sherwood Forest Hospital (SFH) onde Damian foi tratado, estão implementando a nova terapia para outros pacientes em breve.”A implementação bem-sucedida do Produodopa no SFH marca uma nova era no tratamento da doença de Parkinson avançada”, disse o Dr. Nishantha Silva do SFH.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here