O mundo mudou, trazendo novas formas de se relacionar, estudar, comprar, vender e comunicar. As pessoas estão conectadas o tempo todo. Segundo o autor do livro “Você é o que você compartilha”, Gil Giardelli, “a nova ordem está totalmente ligada ao coletivo, às redes de pessoas, ao compartilhamento e, principalmente, à colaboração”. A comunicação, principalmente, adotou esse ritmo. É perceptível o crescimento do protagonismo dos usuários na curadoria de informações. São mais pessoas na rede produzindo ou compartilhando conteúdo. É crescente também o número de iniciativas que priorizam a boa notícia.
Atenta às mudanças na comunicação, a Agência da Boa Notícia incluiu (ABN), na nona edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, a categoria produtor de conteúdo on line, que contemplará blogs, portais, videologs e youtubers. As inscrições estão abertas e seguem até 30 de setembro de 2016.
Segundo a diretora de comunicação da ABN, jornalista Ângela Marinho, a era da informação provocou uma mudança de panorama, marcada, especialmente, por inovações tecnológicas e uma cultura participativa na comunicação. O impacto trazido pela internet revelou outros meios de consumo e reprodução midiática.
Considerando esse contexto, a Agência da Boa Notícia adaptou o Prêmio Gandhi, que foi criado para reconhecer trabalhos (profissionais e estudantes) de disseminação da cultura de paz na comunicação, e incluiu a nova categoria. O vencedor receberá R$ 3 mil.
Na categoria produtor de conteúdo on line, serão aceitas inscrições de profissionais ou estudantes de qualquer área de formação e trabalhos que estejam dentro do contexto da cultura de paz. As matérias não precisarão ser apenas sobre ações no Estado do Ceará, exigência nas demais categorias do concurso.
Sobre o prêmio
Criado com a intenção de reconhecer os trabalhos de profissionais e estudantes de Jornalismo e Publicidade que colaboram para a Cultura de Paz, o Prêmio Gandhi de Comunicação é um concurso reconhecido no Estado do Ceará. Em 2015, contou com 72 inscrições, sendo 59 de profissionais e 13 de estudantes.
Em 2016, o prêmio distribuirá um total de R$ 48 mil, cabendo R$ 6 mil para os vencedores das seis categorias profissionais, R$ 3 mil para os ganhadores nas três categorias estudantis e R$ 3 mil para o melhor trabalho de produção de conteúdo on line.
Os vencedores dessa edição serão revelados no dia 9 de novembro, durante a realização do fórum anual da Agência da Boa Notícia, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec).
Categorias
Profissionais: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Publicidade e Propaganda (peça ou campanha publicitária), Jornalismo on line.
Estudantes: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda), já defendido e aprovado por banca da IES, relativo aos períodos letivos de 2015.2 a 2016.1; Reportagem de mídia impressa produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em jornais ou revistas-laboratório, de circulação no âmbito das IESs; ou de mídia eletrônica (rádio, TV ou internet) produzida por aluno de Jornalismo e divulgada em veículos-laboratório, exibida no âmbito das IESs; e Peça ou campanha produzida por aluno de Publicidade & Propaganda, divulgada no âmbito das IESs.
Produtor de conteúdo on line: blogs, portais, sítios, videologs e youtubers.
Cada participante poderá concorrer com até três trabalhos, que deverão ser inéditos; exceto o Trabalho de Conclusão do Curso que terá inscrição única.
Confira aqui o regulamento completo.
Baixe aqui a ficha de inscrição
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