Um adolescente indiano desenvolveu um dispositico que ajuda a detectar acidentes da avó, diagnisticada com Alzheimer, durante a ausência dele em casa. Hemesh Chadalavada passou a  observar sua avó ir até a cozinha para fazer chá e, ao sair da sala, ela deixou o gás ligado. Isso chocou o jovem, mas também o motivou a transformar as horas gastas no Internet aprendendo sobre robótica em uma solução que ajudaria a detectar acidentes como esse na ausência dele.

O esforço do indiano deu origem ao Alpha Monitor, um dispositivo de monitoramento semelhante a um crachá que emite alertas se a pessoa que o usa se afasta ou cai. “Ela costumava se levantar às 3 ou 4 da manhã e sair, pensando que estava em um trem”, disse Hemesh ao Guardian, que desenvolveu o dispositivo com informações obtidas em uma visita a um centro de cuidados administrado pela Sociedade Indiana de Alzheimer e Doenças Relacionadas.

Disseram a ele que não poderia ser um relógio, porque os pacientes frequentemente os retiram se forem pesados ou desconfortáveis, e que não poderia usar Bluetooth, que tem um alcance muito limitado. Apesar de ainda estar no ensino médio, Hemesh estava determinado a lançar seu dispositivo para fabricação.

Em 2022, Hemesh se destacou entre 18 mil inscritos e venceu uma feira de ciências patrocinada pela Samsung chamada Samsung Solve for Tomorrow, da qual recebeu uma bolsa de US$ 120.000 e a oportunidade de ser mentorado por alguns dos engenheiros mais experientes da Samsung. Sua conquista também conquistou a admiração do primeiro-ministro de seu país, Narendra Modi, que compartilhou o feito do jovem em seu perfil nas redes sociais.

Hemesh pretende dedicar a maior parte do seu tempo e esforço para colocar o Alpha Monitor no mercado até setembro. Depois disso, ele deseja continuar estudando robótica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here