Uma jovem de 21 anos que vivia em situação de rua foi aprovada em 1º lugar no vestibular EAD para o curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. Órfã, morando em abrigos da prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, ou às vezes na rua. Seria difícil acreditar que, nesta no Paraná, alguém passasse no vestibular. Entretanto, a jovem Vanusa Gonçalves dos Santos, de 21 anos, nunca perdeu a fé. Usando a internet da rodoviária da cidade para estudar pelo celular, a jovem passou no vestibular EAD da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no curso de Letras.
Criada pelos avós, Vanusa descobriu aos 11 anos que a mãe havia falecido em um acidente de trânsito em Santa Catarina. Ela se mudou para morar com o pai em Ponta Grossa, mas, cinco anos depois, ele descobriu um câncer e também morreu. A partir disso, a jovem conta que foi morar na rua. Desde 2022, Vanusa enfrenta os desafios de conciliar a rotina de vender paçoca na rua, estudar e dormir em abrigos.
Vanusa estudava para fazer o Enem, mas foi desestimulada por “amigos”, que diziam que ela não ia passar e um dia antes da prova, desistiu. “Eu me senti burra, desprovida de inteligência”, lamentou Vanusa. Ela conta que umas das psicólogas do Centro POP da cidade ficou muito brava com isso. “Ela me mostrou que eu era capaz. E disse que se eu quisesse fazer o vestibular EAD, ela pagaria a taxa de inscrição, de R$ 50”. Nessa modalidade, o estudante entrega o seu histórico escolar e é aprovado pelas notas que teve no Ensino Médio.
Nas redes sociais, Vanusa exibiu o boletim do segundo ano no ensino médio com três notas 10, inclusive em Língua portuguesa, e outras acima de 9. A UEPG tinha apenas 23 vagas para esta modalidade, das quais nove para alunos da rede pública. Vanusa passou em 1º lugar entre os alunos de escolas públicas e em 5º lugar pela concorrência geral.
Segundo o portal Bnews, após a repercussão do caso na Internet, Vanusa recebeu ajuda em dinheiro e alugou um quarto no centro da cidade.
Com informações de Bnews e portal RIC.