Um grupo formado por ex-alunos, pais e funcionários de várias gerações do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), tradicional colégio localizado em Baturité (Ce), decidiu se unir para formar um movimento denominado “Salvemos o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora”. A unidade de ensino faz parte da rede Salesiana de escolas e funciona desde 1932.
Entretanto, para a surpresa de toda a comunidade, a diretoria do colégio anunciou que irá encerrar suas atividades por causa da quantidade cada vez menor de alunos, que não estaria sendo suficiente para cobrir os custos de funcionamento da escola. Outra razão pela qual o Instituto tem enfrentado dificuldades financeiras é atribuída ao alto índice de inadimplência e ao excesso de bolsas de estudo com desconto parcial ou total concedidas aos alunos. Essa informação foi divulgada em comunicado divulgado pela própria escola.
“A sociedade como um todo, incluindo professores, funcionários e as famílias, foi surpreendida com a nota de encerramento das atividades da Instituição. É desnecessário dizer da importância que esse Instituto tem para a comunidade, que nutre, acima de tudo, por invulgar respeito e carinho por ele, que é responsável pela formação cristã de todos que ali estudam e estudaram”, disse Claudia Maciel, ex-aluna e ex-professora da escola, que faz parte do movimento que defende a permanência do funcionamento do colégio.
Segundo ela, o objetivo do movimento é chamar a atenção da comunidade e das autoridades públicas diante do iminente fechamento da escola e dos prejuízos que isso representaria para toda aquela região.
“A ausência do Instituto abrirá uma lacuna impreenchível. A formação humanística e religiosa transmitida às gerações anteriores faltará nas que virão. O mundo moderno carece, sobremaneira, do legado do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora,” lamentou a ex-aluna. “É por estas razões que a comunidade pesarosa, mas cheia de esperança, vem sensibilizar e envidar todos os esforços no sentido de evitar o fechamento da nossa escola, encontrando, talvez, uma solução alternativa para que nós salvemos o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, concluiu”.
Sobre o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA)
A inauguração do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora foi em 19 de março de 1932. Começava a obra educativa de Dom Bosco para atender crianças e jovens do sexo feminino tanto de Baturité, como de todo a região e até de outros estados.
A escola é responsável pela formação educacional, religiosa, humanística e moral de milhares de alunos, sendo referência na educação de todas as pessoas que residem no Maciço de Baturité. Com mais de 90 anos de existência, formou incontáveis profissionais que hoje atuam em diversas áreas como o direito, saúde, educação e até da política.