Com o objetivo de valorizar os territórios, criar conexões e intercâmbios, além de proporcionar trocas e vivências em comunidades litorâneas do Ceará, acontece, de 21 a 24 deste mês, o projeto Povos do Mar, em Jericoacoara, praia localizada no município de Jijoca, no litoral oeste cearense. O evento é gratuito e aberto ao público.

Realizado há 13 anos, o Povos do Mar reúne mais de 200 comunidades litorâneas num grande encontro valorizando pescadores, jangadeiros, marisqueiras, barqueiros, povos indígenas, quilombolas, ciganos, artesãos e ambientalistas, através de vivências, oficinas, rodas de saberes e práticas alimentares.
Segundo o consultor de Programação Social do Sesc, Paulo Leitão, o Sistema Fecomércio vem realizando eventos no interior do Estado, promovendo uma experiência de base comunitária e ampliando o conceito de turismo social.

Neste ano o circuito Sesc Povos do Mar já foi realizado em Bitupitá, na praia de Barroquinha. “Estamos levando uma programação socioeducativa na perspectiva de chamar a atenção para o turismo, para a vila de Jericoacoara e o comércio, evidenciando o nosso artesanato, a nossa música e a nossa memória. A ideia é difundir, através de processos educativos, as culturas locais, promovendo o desenvolvimento social e sustentável do Ceará”, pontua.

Segundo a consultora de produtos educacionais da área de Gastronomia, Vanessa Santos, uma das maiores riquezas do Povos do Mar é a salvaguarda das tradicionalidades, e para a Gastronomia isso é importante para manter viva as receitas que, na maioria das vezes, só são repassadas para as próximas gerações através da oralidade. “A participação do Senac no Povos do Mar é conhecer práticas tradicionais alimentares para que isso seja repassado em sala de aula para os alunos. Ela tanto é acompanhada por professores quanto por alunos. Para os alunos, são vivências, observações e troca de informações, um momento extremamente rico”, revela.

Vanessa Santos informa que o Senac está criando um grande acervo de informações, que serão multiplicadas em salas de aulas, a partir das oficinas de gastronomia que acontecem durante o evento. “O conhecimento dos insumos, o jeito de fazer, o processo produtivo, tudo isso não está nos livros e essas iniciativas trazem isso pra gente”, destaca.
O Senac também leva para a praça de Jericoacoara aulas demonstrativas de Gastronomia abertas ao público com chefs reconhecidos, como a cearense Van Régia, proprietária do restaurante Culinária da Van e o baiano João Diamante, idealizador do projeto social Diamante na Cozinha.

Programação

Nos quatro dias de evento, o público vai poder conferir uma programação extensa que acontecerá em cinco espaços de Jericoacoara: praça da cidade, Pesqueira, Conselho Comunitário de Jericoacoara, Escola Municipal Nossa Senhora da Consolação e na Usina de Reciclagem, além do Núcleo de Arte e Cultura de Jijoca (NAEC).

Dentre as atrações, o público pode conferir apresentações culturais, socialização de práticas alimentares, vivências artesanais, rodas de saberes, aulas demonstrativas de gastronomia, passeio ecológico, desfiles, além de outras atividades. No sábado, às 20h, na praça de Jericoacoara, acontece o show Frevo Mulher com a cantora Amelinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here