Em alusão ao Setembro Amarelo, duas concessionárias de linhas do metrô em São Paulo, em parceria com o Projeto Help e o Instituto CCR estão realizando um trabalho de acolhimento, com escuta ativa e conscientização dos passageiros sobre saúde mental e emocional.
As abordagens incluem dinâmicas como a lixeira dos maus pensamentos, em que as pessoas podem escrever bilhetes e jogar fora o que querem esquecer, e o cantinho do desabafo, uma oportunidade de conversar com os voluntários.
No período de 11 a 15 de setembro, os nichos de leitura de todas as estações das estações incluídas no trabalho estarão recheados de cartinhas positivas para que os passageiros que passarem por lá possam ter a oportunidade de ler uma mensagem especial, pensada para trazer mais leveza e conforto ao dia a dia. Essas cartas contêm o número de telefone nacional para atendimento online (4200-0034) do projeto HELP.
No início deste mês, as duas concessionárias também promoveram o Vagão do Acolhimento, ação em que a primeira composição de um trem de cada linha oferecia cartilhas de orientação fixadas nos vidros, com o auxílio de voluntários.
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que existe desde 2015, dedicada à conscientização da prevenção ao suicídio. Fatores como pobreza, aumento do desemprego, uso de álcool e drogas, pandemia, perda de um ente querido, entre outros, influenciam na saúde mental dos brasileiros, consequentemente aumentando os números de casos destes transtornos psicológicos.
Barcas, VLT Carioca e Metrô Bahia também participam do Setembro Amarelo
A parceria entre Instituto CCR e Projeto Help também se estende aos outros modais do Grupo CCR. No começo de setembro, o Metro Bahia fez uma ação especial para os passageiros com a entrega de cartinhas. Já no dia 20, é a vez do VLT Carioca e a CCR Barcas promoverem essa importante ação de acolhimento. Outras ações serão realizadas em rodovias administradas pela CCR, companhia que atua na área de concessões de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços.