Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo que registro uma cena cativante, numa demonstração de sensibilidade e empatia protagonizada por um professor de Maragogi (AL), que decidiu dar toda a aula em total silencia para não acordar uma bebê que dormia nos braços da mãe, uma de suas alunas.
Durante toda a sua aula, Tiago Bento de Oliveira apenas gesticulava, escrevendo o conteúdo da matéria no quadro ao mesmo tempo em que olhava na direção da mãe para não incomodar o sono da criança. A cena aconteceu durante uma aula de biologia no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), na unidade de Maragogi. Os alunos riam e se divertiam com o fato de o professor só gesticular e fazer “Psiu”, pedindo silêncio para a turma, mas todos respeitaram o silêncio até o fim da aula. Nas redes sociais, o professor recebeu vários elogios pela atitude. “Empatia é tudo”, disse um internauta. “Atitudes como a desse professor fazem a diferença!”, acrescentou um outro.
A maternidade precoce é uma das principais causas da evasão escolar. Além dos sintomas típicos da gestação, o desgaste durante o período pós-parto, a vergonha e até o preconceito acabam, muitas vezes, afastando as mães adolescentes da sala de aula. Tudo isso, somado às dificuldades enfrentadas pela mãe, que precisa se dividir entre o estudo e o cuidado constante com o bebê. Por isso, o apoio emocional da família, dos amigos e também dos educadores é fundamental para que as jovens nessas situações se sintam estimuladas para concluírem os estudos.
Assista ao Video
https://twitter.com/choquei/status/1687874747278016512