Estratégias de investimento em saneamento e habitação poderão ser conhecidas por lideranças de instituições de todo o mundo
A holandesa Oikocredit, investidora de impacto social e cooperativa de crédito global, desenvolveu um estudo de caso sobre os programas de microcrédito para habitação, reforma e saneamento do Banco da Família (BF). O estudo explora três produtos financeiros que atendem clientes de baixa renda e apresenta informações que podem servir de benchmarking para outras entidades que realizam trabalho semelhante em diversos países. Entre os pontos abordados estão a inovação, a forma de inserção de produtos no mercado e os resultados alcançados.
Especializado no atendimento a empresários de micro e pequeno porte e pessoas desbancarizadas, o Banco da Família foi escolhido para protagonizar o estudo devido ao grande impacto social que promove por meio de suas linhas de crédito. O BF Casa, o BF Reforma e o BF Saneamento alcançaram mais de 279 mil pessoas que puderam adquirir a casa própria, reformar ou fazer obras de saneamento. Para a presidente do BF, Isabel Baggio, mais do que conforto e melhoria na qualidade de vida, os programas de crédito promovem mudanças profundas no relacionamento das pessoas com a comunidade. “A autonomia que o crédito proporciona aumenta a auto-estima e empodera os clientes e familiares na tomada de decisões do lar. Com uma equipe de agentes capacitados, nós conseguimos também sensibilizar a população sobre a importância de boas condições de habitação e de saneamento”, defende Isabel.
Esse tipo de impacto, gerado em prol de uma comunidade, é o que sustenta a nova estratégia que vem sendo implementada na Oikocredit desde 2021: a Community Focus Approach (CFA) ou, em tradução livre, aproximação com foco na comunidade. A abordagem, fundamentada nos pilares de habitação, saúde, educação e saneamento, higiene e água, é a base da estratégia da Oiko para o incentivo e financiamento de instituições que contribuem no desenvolvimento de comunidades de baixa renda.
De acordo com Nicolas Viedma, Gestor de Investimentos da Oikocredit Brasil, o Banco da Família se destaca por criar produtos que consideram as necessidades do cliente e as mantém no centro das soluções. “O BF está completamente de acordo com a missão e os valores da Oiko porque entende o contexto da comunidade, cria produtos adequados para o contexto e aproxima os clientes. Isso fortalece a sociedade”, completa Nicolas.