Voltado para mulheres negras, trans, indígenas, refugiadas e homens negros, o festival contribui com reflexões e troca de ideias sobre audiovisual e novas tecnologias
Até o dia 13 de dezembro, a Instituição Sociocultural Cinema Nosso irá oferecer o primeiro Festival Empoderamento e Tecnologia, em conjunto com a casa Redes da Maré e o Centro Cultural Hélio Oiticica. O evento garante oficinas com certificação e atividades completamente gratuitas, entre elas: exibição de filmes, rodada de pitching, mostras de curtas, além da experiencia de conhecer os jogos e presenciar o lançamento do próprio jogo digital do projeto. Para participar, basta se inscrever através do link. As inscrições são voltadas, prioritariamente, para pessoas que se identificam como mulheres negras (pretas e pardas), com idade entre 18 e 35 anos – preferencialmente moradoras de áreas periféricas e comunidades tradicionais. A instituição apoia a inscrição de mulheres trans, indígenas, refugiadas e homens negros.
“O Festival vem para comemorar um ano de muitos aprendizados, conexões e feitos de jovens realizadoras do audiovisual brasileiro. Neste ano, trabalhamos com o tema ‘Memória, oralidade e ancestralidade’ ao longo das formações – tema que inspirou os curtas e os jogos, que terão estreia no próximo sábado aqui no Cinema Nosso. O mais marcante e simbólico é termos conseguido reunir em um mesmo encontro a Dra Helena Theodoro e o artista plástico Luiz Carlos Gá, duas grandes figuras para nosso país e na história do Cinema Nosso” conta Gabriela Gonçalves, coordenadora do projeto.
Empoderamento e Tecnologia é um programa de formação e inserção de jovens negras no mercado do audiovisual e novas tecnologias – com a finalidade de ampliar a visão sobre as diferentes vertentes, possibilidades narrativas e estéticas do cinema, séries e games através da elaboração e desenvolvimento de projetos audiovisuais e tecnológicos ao final da produção do projeto.
PROGRAMAÇÃO
07/12 – Oficina de Pixel Art (9h às 12h) no Cinema Nosso.
07/12 – Oficina de Sound Design (14h às 17h) no Cinema Nosso.
08/12 – Palestra “Tecnologias Ancestrais – Saberes Africanos” com Luiz Carlos Gá e Helena Theodoro (18h30 às 20h) no Cinema Nosso.
08/12 – Exibição do filme “As filhas do vento” de Joel Zito Araújo (20h às 22h) no Cinema Nosso.
10/12 – Rodada de pitching (evento interno para alunas da turma de Roteiro para Séries) (10h às 12h30) no Cinema Nosso.
10/12 – Mostra de curtas e estreia do jogo “Ajeum” (14h às 18h) no Cinema Nosso.
12/12 – Oficina de Criação de Jogos antirracistas (14h às 16h) no Centro Cultural Hélio Oiticica.
13/12 – Oficina de Criação de Jogos antirracistas (16h às 18h) no Redes da Maré.
*A programação poderá sofrer alterações, confira tudo na íntegra nas redes sociais @cinema_nosso.
SERVIÇO:
Cinema Nosso, realiza o Festival Empoderamento e Tecnologia.
Endereço: Cinema Nosso (Rua do Rezende nº80, Lapa – RJ), Centro Cultural Hélio Oiticica (Rua Luís de Camões, Praça Tiradentes, 68, Rio de Janeiro – RJ) e Redes da Maré (R. Srg. Silva Nunes, 1012 – Nova Holanda, Rio de Janeiro – RJ).
Formato: Presencial.
Valor: Gratuito.
Público: Jovens negros.
Idade: Entre 18 e 35 anos
Para mais informações e conhecer outras oportunidades gratuitas, acesse www.cinemanosso.org.br ou o Instagram @cinema_nosso.