Foto: Reprodução/Internet

Na semana do dia das crianças, o projeto Baú de Leitura pretende levar literatura e alegria, de forma lúdica, para as bibliotecas comunitárias dos municípios de Aquiraz e Salitre. Durante a ação, que conta com o apoio da Enel, através da Lei do Mecenato Estadual – Secult/Ce, serão entregues 2 baús de leitura com um acervo de 400 livros/cada, acompanhados de uma contação de histórias com a Casa do Conto.

Para o coordenador do projeto, o baú vem se integrando nas comunidades de forma muito ativa, participando do dia a dia das pessoas como um espaço de lazer, lúdico, de encontro. “O baú é a novidade que chega para as crianças com páginas coloridas e cheias de aventuras e conhecimento. Quando chegamos às comunidades, as crianças logo na entrega do acervo já ficam abrindo os livros com muito entusiasmo. Isso é algo precioso para elas, é notório para quem observa.”, explica Almir Mota

O projeto chega ao seu 12º ano de atividade com a entrega de 364 Baús de Leitura, totalizando cerca de 145.600 livros distribuídos em todo o Ceará. O projeto que neste ano já passou por 12 bibliotecas comunitárias, objetiva ainda nesta edição entregar mais 15 baús de leitura, totalizando a distribuição de 6.000 livros.

Data Bibliotecas Beneficiadas Cidades
09/10 Biblioteca Comunitária Pastoral da Criança Salitre/ A entrega será realizada na Biblioteca Púb. Menezes Pimentel, localizada na Estação, no Centro de Fortaleza
11/10 Biblioteca Comunitária Tapera das artes Aquiraz

Inclusão social e cultural

Para quem já é beneficiado pelo projeto, o baú representa mais do que o acesso à leitura. “É uma ponte fundamental para o crescimento e formação de novos cidadãos”, explica a presidente da ONG Movamu´s (Movimento de Valorização das Mulheres) Clara Silveira Fernandes, do município de Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza.

Na comunidade Bairro dos Ferros, onde a ONG já funcionava como Ponto de Leitura desde 2013, o baú foi mais uma ferramenta para integrar a comunidade na discussão em torno da violência contra a mulher, respeito, cidadania, envolvendo crianças, adolescentes e pais. “Atualmente, temos um acervo de 700 livros na biblioteca, que vai da literatura à pesquisa e títulos infanto juvenis”, explica Clara, que compõem o grupo de cinco colaboradores que ajudam na manutenção da biblioteca, que foi batizada de Biblioteca Professora Zelândia, em homenagem à professora e escritora da comunidade.

A biblioteca também passou a integrar o cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura do Estado. “Isso significa que o equipamento passa a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará e ter benefícios que vão além do recebimento do acervo do projeto do Baú de Leitura. Agora poderão participar de formações, a exemplo do IV Seminário, e serão acompanhados pelo projeto, poderão ainda receber doação de livros e participar dos encontros organizados pelo Sistema.”, fala Júlia Barros

Municípios
Neste ano, o projeto atendeu as cidades de: Senador Pompeu, Quixadá, Viçosa do Ceará, Itarema, Ipaporanga, Pentecoste, Crato, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza, nos bairros Alagadiço Novo, Jardim Iracema e Praia do Futuro. Foram beneficiadas 12 bibliotecas comunitárias cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas/CE gerida pela Secult/CE. Estão previstos ainda para esta edição a entrega de mais 15 baús de leituras.

Casa do Conto
Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar e fomentar o surgimento de novos espaços de leitura em comunidades de baixo IDH do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e jovens. O projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores.

Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. As histórias são narradas de maneira lúdica, acompanhadas por músicas, a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura.

O projeto reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here