Proporcionar o máximo conforto, segurança e desempenho eficiente em termos de ergonomia aos trabalhadores das empresas é o objetivo da Norma Regulamentadora 17, conhecida como NR-17. Para conscientizar empresários e gestores das empresas sobre os requisitos necessários para atender a essa NR, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais (Cosin), realiza a palestra “NR 17 – Por que se adequar?”, no dia 29/8, às 18h, no Centro Integrado SESI SENAI, em Sobral.
A NR-17 estabelece os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. A NR-17 é de grande importância por grande parte das doenças de trabalho serem desenvolvidas a partir da exposição ao risco ergonômico que muitos trabalhadores passam, como por exemplo: trabalhos realizados em pé durante toda a jornada; esforços repetitivos (LER); e levantamentos de cargas.
A NR-17 regulamenta os seguintes aspectos: levantamento, transporte e descarga individual de materiais; mobiliário dos postos de trabalho; equipamentos dos postos de trabalho; condições ambientais de trabalho; organização do trabalho. Trata ainda de trabalho dos operadores de check outs e trabalho em teleatendimento/telemarketing.
O palestrante será o engenheiro de segurança do trabalho do SESI/CE, Rodrigo Nogueira. Ele é representante do Ceará na Rede Temática de Ergonomia da CNI (Confederação Nacional da Indústria), possui experiência na área de perícia judicial em acidentes de trabalho, insalubridade e periculosidade; experiência em Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional; pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão da Qualidade e Engenharia de Segurança do Trabalho.
Serviço
Palestra NR-17 – Por que se adequar?
Data: 29 de agosto
Horário: 18 horas
Local: Centro Integrado SESI SENAI de Sobral (Av. Doutor José Arimatéia Monte e Silva, 1003
Campo dos Velhos – Sobral – CE)